Um Centro de Controle Operacional (CCO) é uma opção vantajosa para que empresas e órgãos públicos tenham uma tomada de decisão facilitada em muitas áreas, bem como reduzam custos e otimizem processos do dia a dia. Essa infraestrutura integra o monitoramento de toda a operação, a partir de tecnologias como sistemas de áudio e vídeo, redes e iluminação, além de equipamentos como celular, rádio e telefone.
Por se tratar de um setor estratégico, o qual faz o monitoramento, gerenciamento e controle de todos os processos ao mesmo tempo, precisa ser projetado com a máxima segurança e eficiência.
Nesse contexto, é fundamental que haja um planejamento bem estruturado e baseado em soluções robustas que funcionem 24x7x365 com alto desempenho. Mas por onde começar?
O que levar em consideração ao contratar um Centro de Controle Operacional
Os Centros de Controle Operacionais são utilizados para melhorar a eficiência logística, o desempenho de processos, reduzir gargalos e otimizar recursos. Entretanto, para que tragam todos os benefícios possíveis para as empresas, devem atender suas necessidades específicas.
Pensando nisso, listamos algumas questões a serem consideradas no momento de contratar a solução. São elas:
O que o CCO vai monitorar?
A primeira etapa para uma decisão assertiva sobre a contratação de um Centro de Controle Operacional é listar quais as demandas e finalidades da organização. Para essas, há diversas possibilidades, como o gerenciamento de ativos, monitoramento de sistemas de telecomunicação e também para segurança.
Nessa última frente, o CCO é utilizado no videomonitoramento sendo útil não só para empresas, como também para municípios.
Tenho estrutura para ter o Centro de Controle Operacional in loco?
Os CCOs são compostos por equipamentos como computadores, monitores, TVs, mesas e cadeiras. Além disso, são utilizados sistemas de áudio e vídeo, integrados à uma conexão rápida e robusta com a internet. Nesse sentido, a empresa deve se perguntar se dispõe de espaço e infraestrutura de hardwares e softwares para esse objetivo.
Tenho uma equipe especializada para o monitoramento e acompanhamento das informações no CCO?
Tão importante quanto utilizar os equipamentos adequados é contar com um time qualificado para realizar as ações de gestão e monitoramento das operações. Isso significa que, ao optarem por uma estrutura in loco, as organizações devem se preocupar com a contratação de profissionais habilitados para a função.
Combinando todas essas respostas às análises internas da estrutura física e humana, os negócios podem chegar à seguinte conclusão:
É necessário ter a estrutura para monitoramento próprio ou é possível terceirizar?
Uma das decisões mais importantes relacionadas a um Centro de Controle Operacional é se a organização irá investir em estrutura física e colaboradores próprios, ou se irá contratar fornecedores especializados. Cada formato possui vantagens e desvantagens, cabendo aos gestores optarem por aquele que será mais benéfico para a operação como um todo.
Nesse sentido, é importante frisar que, ao fazerem essa avaliação, as empresas devem considerar o espaço físico, o orçamento a ser disponibilizado, os custos com infraestrutura e equipe, as funções a serem executadas pelos colaboradores, entre outros fatores que apontem para a alternativa mais assertiva.
Por que investir em um Centro de Controle Operacional?
Agora que você já sabe quais aspectos ponderar antes de adotar um CCO para o seu negócio, pode estar se perguntando se o investimento vale a pena. Pensando nisso, listamos os principais benefícios:
- Monitoramento em tempo real;
- Integração dos processos de gerenciamento;
- Utilização de tecnologias que poupam tempo e dinheiro;
- Facilidade na tomada de decisão em casos extremos; e
- Otimização operacional.
Além de se tratar de uma estratégia que certamente rende frutos a médio e longo prazo, ainda pode se tornar um diferencial competitivo em relação à eficiência da gestão e otimização da operação.
Conheça o Centro de Controle Operacional da Seal Telecom
A Seal Telecom, multinacional brasileira de engenharia de projetos, com mais de 15 filiais em toda a América Latina, possui um Centro de Comando e Controle que oferece serviços gerenciados a todos os clientes.
As soluções incluem o videomonitoramento remoto com ronda virtual, sistemas de ar condicionado e climatização, gerenciamento de elétrica e iluminação, bem como ativos e sistemas de infraestrutura de telecomunicações.
Todos os nossos processos são baseados em sistemas de gestão de qualidade ISO 9001. Além disso, oferecemos suporte remoto e presencial, trabalhamos 24×7 e disponibilizamos um técnico para o site do cliente em até uma hora, nas principais cidades da América Latina.
Entre os cases da empresa estão o projeto de videomonitoramento de ERBS da Vivo, o monitoramento de links dedicados do Spotify e videomonitoramento de segurança para a Prefeitura de Guaratinguetá.
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