Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/convergintbr/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Centro de Controle Operacional: conheça as vantagens de investir nessa solução integrada - Convergint Brasil Skip to main content

Um Centro de Controle Operacional (CCO) é uma opção vantajosa para que empresas e órgãos públicos tenham uma tomada de decisão facilitada em muitas áreas, bem como reduzam custos e otimizem processos do dia a dia. Essa infraestrutura integra o monitoramento de toda a operação, a partir de tecnologias como sistemas de áudio e vídeo, redes e iluminação, além de  equipamentos como celular, rádio e telefone. 

Por se tratar de um setor estratégico, o qual faz o monitoramento, gerenciamento e controle de todos os processos ao mesmo tempo, precisa ser projetado com a máxima segurança e eficiência. 

Nesse contexto, é fundamental que haja um planejamento bem estruturado e  baseado em soluções robustas que funcionem 24x7x365 com alto desempenho. Mas por onde começar? 

O que levar em consideração ao contratar um Centro de Controle Operacional

Os Centros de Controle Operacionais são utilizados para melhorar a eficiência logística, o desempenho de processos, reduzir gargalos e otimizar recursos. Entretanto, para que tragam todos os benefícios possíveis para as empresas, devem atender suas necessidades específicas. 

Pensando nisso, listamos algumas questões a serem consideradas no momento de contratar a solução. São elas:

O que o CCO vai monitorar?

A primeira etapa para uma decisão assertiva sobre a contratação de um Centro de Controle Operacional é listar quais as demandas e finalidades da organização. Para essas, há diversas possibilidades, como o gerenciamento de ativos, monitoramento de sistemas de telecomunicação e também para segurança.

Nessa última frente, o CCO é utilizado no videomonitoramento sendo útil não só para empresas, como também para municípios.


Tenho estrutura para ter o Centro de Controle Operacional in loco?

Os CCOs são compostos por equipamentos como computadores, monitores, TVs, mesas e cadeiras. Além disso, são utilizados sistemas de áudio e vídeo, integrados à uma conexão rápida e robusta com a internet. Nesse sentido, a empresa deve se perguntar se dispõe de espaço e infraestrutura de hardwares e softwares para esse objetivo. 

Tenho uma equipe especializada para o monitoramento e acompanhamento das informações no CCO?

Tão importante quanto utilizar os equipamentos adequados é contar com um time qualificado para realizar as ações de gestão e monitoramento das operações. Isso significa que, ao optarem por uma estrutura in loco, as organizações devem se preocupar com a contratação de profissionais habilitados para a função.

Combinando todas essas respostas às análises internas da estrutura física e humana, os negócios podem chegar à seguinte conclusão: 

É necessário ter a estrutura para monitoramento próprio ou é possível terceirizar?

Uma das decisões mais importantes relacionadas a um Centro de Controle Operacional é se a organização irá investir em estrutura física e colaboradores próprios, ou se irá contratar fornecedores especializados. Cada formato possui vantagens e desvantagens, cabendo aos gestores optarem por aquele que será mais benéfico para a operação como um todo. 

Nesse sentido, é importante frisar que, ao fazerem essa avaliação, as empresas devem considerar o espaço físico, o orçamento a ser disponibilizado, os custos com infraestrutura e equipe, as funções a serem executadas pelos colaboradores, entre outros fatores que apontem para a alternativa mais assertiva.

Por que investir em um Centro de Controle Operacional?

Agora que você já sabe quais aspectos ponderar antes de adotar um CCO para o seu negócio, pode estar se perguntando se o investimento vale a pena. Pensando nisso, listamos os principais benefícios:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Integração dos processos de gerenciamento;
  • Utilização de tecnologias que poupam tempo e dinheiro;
  • Facilidade na tomada de decisão em casos extremos; e
  • Otimização operacional.

Além de se tratar de uma estratégia que certamente rende frutos a médio e longo prazo, ainda pode se tornar um diferencial competitivo em relação à eficiência da gestão e otimização da operação. 

Conheça o Centro de Controle Operacional da Seal Telecom

A Seal Telecom, multinacional brasileira de engenharia de projetos, com mais de 15 filiais em toda a América Latina, possui um Centro de Comando e Controle que oferece serviços gerenciados a todos os clientes. 

As soluções incluem o videomonitoramento remoto com ronda virtual, sistemas de ar condicionado e climatização, gerenciamento de elétrica e iluminação, bem como ativos e sistemas de infraestrutura de telecomunicações.

Todos os nossos processos são baseados em sistemas de gestão de qualidade ISO 9001. Além disso, oferecemos suporte remoto e presencial, trabalhamos 24×7 e disponibilizamos um técnico para o site do cliente em até uma hora, nas principais cidades da América Latina. 


Entre os cases da empresa estão o projeto de videomonitoramento de ERBS da Vivo, o monitoramento de links dedicados do Spotify e videomonitoramento de segurança para a Prefeitura de Guaratinguetá.

Para saber mais sobre os serviços do Centro de Controle Operacional da Seal Telecom, faça uma consulta com um de nossos especialistas.

seguranca

Leave a Reply

Close Menu