Skip to main content

“Fazer mais com menos”. Assim pode ser definido o conceito de eficiência energética, que visa maximizar o desempenho de sistemas elétricos e equipamentos, ao mesmo tempo em que há o mínimo de perdas.

Nesse sentido, tecnologias disruptivas como a internet das coisas (IoT) estão possibilitando uma administração inteligente, pois auxiliam tanto na automação de processos quanto na minimização do desperdício de recursos, contribuindo inclusive para o meio ambiente.

O que é eficiência energética?

Como dissemos, a eficiência energética é uma área que visa a continuidade da operação na mesma medida em que há redução de custos operacionais. Podemos dizer que um equipamento é eficiente, por exemplo, quando sua bateria tem maior duração enquanto gasta menos energia do que dispositivos similares.

Por meio de sensores de IoT, as empresas se tornam mais competitivas, pois conseguem manter a infraestrutura funcionando por meio de uma gestão de energia assertiva, que auxilia em melhores rendimentos.

O que é IoT?

Apesar de a internet das coisas estar cada vez mais em destaque dentro das organizações, é comum que ainda hajam dúvidas sobre o seu funcionamento por se tratar de uma tecnologia emergente. 

IoT nada mais é do que a conexão entre objetos físicos por meio de sensores, softwares e chips. As “coisas” tratam-se de quaisquer objetos dotados de sensores e outros sistemas que funcionam de forma inteligente, possibilitando a obtenção de dados por parte das empresas e uma melhor experiência para o consumidor.

Capacitada com conjuntos de dados completos e análise avançada, a internet das coisas pode trazer insights valiosos para as empresas em diversos aspectos, como manutenção preditiva, melhor conhecimento sobre o cliente e gestão de energia em empresas, sobre a qual falaremos a seguir.

Afinal, como a IoT pode auxiliar na eficiência energética?

A internet das coisas tem um grande potencial de auxiliar as organizações a atingirem a eficiência energética dentro de suas estruturas. Não é à toa que o recurso, capaz de otimizar diversos outros processos, vem sendo cada vez mais utilizado. Prova disso é uma pesquisa da Juniper Research, que revelou que o número de sensores IoT deve ultrapassar 50 bilhões até 2022. Para 2018, a estimativa era de 21 bilhões de objetos conectados, ou seja, menos da metade da atual previsão.

A solução pode ser utilizada de diferentes maneiras para gestão de energia nas empresas. Para garantir a eficiência energética podem ser implementados, por exemplo, sensores de gasto de energia. Esses foram desenvolvidos justamente para acompanhar quanto cada equipamento consome durante operação ou em repouso. 

Dessa forma, adquirem dados que ajudam os gestores a entenderem em que horário o gasto é maior e quais ações podem ser implementadas para maximizar a performance e reduzir custos. 

Quais as vantagens da utilização da IoT na gestão de energia?

Pelo que mostramos até aqui, você pôde ter uma ideia da importância de implementar a IoT na gestão de energia nas empresas. Para te convencer a respeito, seguem alguns benefícios da utilização do recurso para a eficiência energética:

  • geração de relatórios detalhados do desempenho de ativos de energia, consumo por instalação, desperdícios e ineficiências;
  • curto prazo de retorno sobre o investimento (ROI), já que a solução proporciona uma redução significativa dos custos operacionais;
  • customização, o que permite atender a diferentes portes, orçamentos e necessidades das empresas;
  • automação de tarefas que poderiam ser esquecidas ou negligenciadas, trazendo prejuízos;
  • prevenção de riscos quando integrada a tecnologias como machine learning, já que identificam, por exemplo, equipamentos que estão com falhas e precisam de manutenção;
  • conveniência para  os profissionais que realizam a gestão de energia, já que as “coisas” podem ser acessadas pela internet, permitindo a administração em qualquer horário ou local.

Soluções de Eficiência Energética Seal Telecom

A IoT como ferramenta para a gestão de energia em empresas já é uma realidade. Nós da Seal Telecom, atuamos com soluções voltadas à eficiência energética com o auxílio do recurso, como ressalta Fátima Silano, da Seal Telecom.

“Uma pesquisa da Gartner revelou que, até 2023, IoT será uma peça muito importante no processo de inovação dos negócios. Aqui na Seal Telecom, nós acreditamos muito nisso. Por isso, sempre que visualizamos que há sentido na ação, incentivamos nossos clientes a ingressarem nessa nova Era”

Com a tecnologia de medição de energia em IoT, é possível, por exemplo, que as empresas acompanhem o consumo praticamente em tempo real. Isso porque, a cada 15 minutos, um sinal de consumo é enviado para uma antena e distribuído para uma plataforma em nuvem de fácil acesso ao cliente. 

Leia também: Como a Seal utilizou o IoT na eficiência energética do Internacional Shopping>

Quer saber mais sobre as nossas soluções que auxiliam na gestão de energia nas empresas? Então entre em contato com um de nossos especialistas!

Close Menu