Skip to main content

Assim como em todos as outras áreas, a tecnologia no setor cultural vem sendo cada vez mais utilizada para conquistar um público exigente e conectado, o qual busca experiências com o máximo de proximidade possível com a realidade. 

Dois exemplos são os museus e centros históricos, os quais estão adotando recursos que possibilitem aos visitantes se transportarem para outras épocas, regiões e ambientes, de forma a despertarem a atenção e preservarem a memória histórica e cultural que os espaços abrigam. 

Nesse contexto, 4 soluções tecnológicas estão se sobressaindo, já que possibilitam a criação de uma experiência muito mais imersiva para os visitantes.

1. Videowall Interativo 

O Videowall Interativo é uma das ferramentas de imagem mais versáteis que existem no mercado. Além de ser utilizado em salas de controle e monitoramento há anos, hoje é encontrado em espaços como shoppings centers, cinemas, lojas e locais sócio-culturais, como é o caso de museus e centros históricos. 

Nesses, é possível promover educação e cultura baseadas em experiências sensoriais por meio de diferentes displays (monitores) que, integrados, podem formar uma imagem única ou um conjunto personalizado conforme a programação do conteúdo. 

2. Ambiente multimídia

Os ambientes multimídia, que reúnem diversos equipamentos e recursos de áudio e vídeo, são capazes de tornar espaços culturais atrativos e interativos. Isso porque, a partir de projetos estruturados com esse objetivo, aguçam a visão e a audição do público, favorecendo a educação, a clareza da informação, a integração e a aprendizagem envolvendo recursos de  interatividade a depender do caso.

3. Uso de realidade aumentada

Para ampliar a experiência dos visitantes, é possível integrar a realidade aumentada às telas espelhadas pelo ambiente. A tecnologia tem um imenso potencial atrativo e pode ser facilmente utilizada em espaços como centros históricos e museus. 

A realidade aumentada ajudará na interatividade do ambiente, levando os visitantes a uma imersão mais profunda e memorável!

4. Automação de ambientes

A automação de ambientes é outra solução que pode contribuir de forma significativa com a propagação da cultura. Por meio do desenvolvimento de projetos, implementação de sistemas e configurações pré-definidas, a tecnologia pode resultar em um circuito de equipamentos e funcionalidades que entram em ação com apenas um toque.

A partir da integração de sistemas de iluminação, ar condicionado, projetores e sistemas de áudio e vídeo, por exemplo, é possível ter um melhor gerenciamento de recursos, ao mesmo tempo em que se minimiza esforços.

Além disso, com o apoio de uma empresa especializada os museus e centros históricos também podem se beneficiar de soluções voltadas a sua segurança, como o videomonitoramento, controle de acesso e até salas de comando e controle.

Todas essas tecnologias trazem mais eficiência aos espaços e representam também mais economia, já que reduzem custos e evitam desperdícios.

Como a Seal Telecom tem levado a tecnologia até grandes centros culturais do Brasil

A Seal Telecom, multinacional brasileira de engenharia de projetos que agrega diversas tecnologias inovadoras, está participando ativamente da transformação pela qual o setor cultural vem passando. 

Um exemplo de parceria é com o primeiro Museu Digital do Conselho Nacional do SESI, o qual tinha o objetivo de retratar, de forma interativa, a história de Campina Grande na Paraíba, considerado um dos dois principais pólos industriais do Nordeste do Brasil e o principal pólo tecnológico da América Latina. 


Para isso, o SESI contou com o apoio da Seal Telecom no desenvolvimento de um projeto que envolvesse o público e favorecesse o seu aprendizado por meio de tecnologias inovadoras presentes em sete ambientes tecnológicos. 

Alguns exemplos foram a instalação do Videowall em diversos espaços para proporcionar experiências sensoriais, a criação de uma sala de projeção panorâmica, além de salas compostas por digital signage integrada à realidade aumentada e jogos culturais interativos.

Com projetos realizados por equipes próprias e altamente qualificadas, que vem antecipando problemas, diminuindo o prazo de execução e garantindo, assim, a qualidade final dos nossos serviços, a Seal Telecom tem levado as mais diversas tecnologias ao setor cultural. Para saber mais sobre as soluções, entre em contato com um de nossos especialistas.

Leave a Reply

Close Menu