Skip to main content

As tecnologias de videoconferências, que consistem em sistemas de comunicação online com áudio e vídeo, tem entre suas finalidades o uso corporativo. Diferente de utilizações para estudos ou entretenimento, por exemplo, os sistemas para empresas incluem recursos e características que os tornam úteis para áreas específicas. 

Essa ferramenta, inclusive, se torna cada vez mais importante a medida que o trabalho remoto aumenta em organizações pelo mundo todo. Para se ter ideia, segundo uma pesquisa do ISE Business School, após o choque inicial dos gestores que precisaram adotar o home office de forma emergencial em função da pandemia de Covid-19, 80% deles afirmaram gostar dessa nova maneira de trabalhar. As expectativas, inclusive, é que seja uma tendência que veio para ficar.

Entretanto, para que esse processo aconteça com toda a eficiência necessária, é fundamental que as empresas invistam em recursos que as auxiliem nas atividades diárias, como reuniões, conferências e apresentações. Acompanhe o nosso post e saiba mais sobre os tipos e vantagens dos equipamentos profissionais!

Quais os tipos de videoconferência existentes?

É fato que a videoconferência favorece o dia a dia de uma empresa de diversas maneiras. Entretanto, para contar com o desempenho esperado, é importante conhecer os diferentes tipos de equipamentos, suas características e recursos. São eles:

Videoconferência em cloud

Uma dos modos de contar com a videoconferência de forma simples e com custos reduzidos é a partir da nuvem. Quando a comunicação de áudio e vídeo é feita via internet, não é necessário comprar outros itens para infraestrutura, o que explica o baixo investimento. Além disso, ao contar com a tecnologia, não é preciso realizar processos de manutenção constantemente, dispensando a necessidade de manter uma equipe técnica.

Videoconferência combinada de hardware e software

Outro modelo de videoconferência que pode ser utilizado pelos negócios é o que combina hardware de ponta com softwares profissionais e intuitivos. A vantagem é que as empresas não precisam improvisar salas de reunião ou comprarem equipamentos separados, já que trata-se de um kit completo. 

Videoconferência do tipo endpoint ou codec

Entre os tipos de videoconferência, o endpoint ou codec é aquele que interconecta duas ou mais salas, conceito denominado como comunicação ponto a ponto ou multiponto, de forma autônoma, sem a necessidade de um computador.

Esses equipamentos têm a capacidade de trocar informações de áudio e vídeo, bem como compartilhar documentos com qualquer solução baseada nesses padrões, seja um outro dispositivo endpoint ou aplicativo de um sistema cloud. Geralmente, são compostos de uma câmera, microfone com ou sem fio e autofalante, os quais podem ou não serem integrados a painéis touchscreen.

Tecnologia na realidade corporativa: os setores que mais têm explorado as videoconferências

As soluções de videoconferência podem ser utilizadas pelos mais diversos setores. Todavia, é possível dizer que as áreas que mais vêm se beneficiando dos diferentes tipos de equipamentos são:

● Ensino e educação;

● Empresas do mais variados segmentos;

● Recursos Humanos;

● Setor público; e

● Instituições bancárias.

As razões para investir nas soluções de videoconferências no ambiente corporativo

Para todos os segmentos, um sistema de videoconferência bem estruturado oferece muitas vantagens, como:

Redução de custos e tempo: a dispensa de viagens e gastos com hospedagem com visita a clientes gera não só uma economia financeira, como também um melhor aproveitamento do tempo, evitando horas ociosas.

Segurança dos dados: quando comparado a sistemas gratuitos, as soluções profissionais tem entre suas vantagens a segurança de dados, fato importante considerando que os assuntos discutidos podem, muitas vezes, ser confidenciais.

Compartilhamento e atualização de material em tempo real: a depender da videoconferência contratada, um dos recursos mais atrativos é a possibilidade de compartilhamento e atualização da pauta em tempo real, ou seja, os participantes podem editar o documento com anotações de forma que todos conseguem ver, desde que o administrador da reunião habilite essa opção.

Otimização da relação entre as partes: embora haja o advento da distância, quando utilizadas de forma eficiente, as videoconferências tem ainda o potencial de otimizar relações e facilitar a comunicação, seja entre professores e alunos, empresa e clientes, ou até mesmo entre equipes.

O que a Seal Telecom tem feito no setor de videoconferências

A Seal Telecom, multinacional brasileira integradora de soluções, desenvolve projetos completos de videoconferência, como o que foi realizado para a Avenues The World School. Na instituição de ensino foi implementado um sistema exclusivo envolvendo salas de reunião, refeitórios, salas de aula e auditório.

Na sala de reuniões, com aproximadamente 300 metros quadrados, a empresa foi responsável pela instalação de microfones integrados à videoconferência, com o objetivo de facilitar a comunicação com unidades de Nova York e Shenzhen, a partir de um sistema de áudio similar aos teatros profissionais. 

A estrutura tecnológica implantada contemplou também sistemas de vídeo com microfones de mesa em salas de reuniões, projetores e sistemas de videoconferências em sala de aula, monitores e videowalls no campus. Além disso, na área do refeitório, foi implantado um sistema de automação para controle das soluções de áudio e vídeo. 

É importante frisar que, nesse contexto, corpo docente e alunos têm autonomia para utilizarem os equipamentos, sem a necessidade de terceiros para prestar suporte técnico.

Como você pôde comprovar, as soluções de videoconferência são uma tendência que traz praticidade, flexibilidade, otimização do tempo e recursos, economia, satisfação de clientes, entre outros benefícios importantes para que as empresas se destaquem no mercado.

Para saber mais sobre os serviços e recursos disponibilizados pela Seal Telecom, faça uma consulta com um de nossos especialistas.

Leave a Reply

Close Menu