Skip to main content

O uso de câmeras de monitoramento é comum nos centros de segurança e, cada vez mais empresas procuram soluções que sejam eficientes e capazes de proteger o seu patrimônio material e humano. No entanto, assim como em todo o mercado, a transformação digital vem impulsionando a criação de recursos cada vez mais eficientes, como é o caso do vídeo analítico.

Essa tecnologia se utiliza do reconhecimento facial e outros recursos para detectar e identificar eventos e objetos automaticamente. Contudo, antes de enfim escolher a ferramenta, é comum que surjam dúvidas sobre o seu funcionamento.

Pensando nisso, listamos as 5 principais perguntas sobre o assunto, as quais você confere a seguir!

1. O que é vídeo analítico?

O vídeo analítico, também denominado como análise inteligente de vídeo, difere do modelo tradicional por utilizar algoritmos desenvolvidos especificamente para reconhecer imagens e  movimentos específicos. Isso faz com que possa ser programado para realizar as mais diversas funções.

Para ficar mais claro, o sistema faz a identificação automatizada de diversos incidentes que possam surgir, como fogo, fumaça, aglomeração de pessoas, acessos não autorizados, invasão de perímetro e diversos outros comportamentos fora do padrão.

2. Por que ele é a escolha acertada para o monitoramento?

Com cada vez mais câmeras de segurança e outros itens a serem analisados, contar apenas com olhos humanos não é o ideal. Para se ter uma ideia, um experimento da Polícia Britânica, o qual pedia a funcionários que tentassem identificar uma pessoa com guarda-chuva numa rua em meio à multidão, apontou que os operadores cuidando de 1, 4, 6 e 9 câmeras tiveram 85%, 74%, 58% e 53% de acerto respectivamente. 

Isso representa  uma taxa de assertividade bem menor à medida que a quantidade de câmeras aumenta. Ou seja, se comprova que é impossível a uma só pessoa monitorar várias câmeras ao mesmo tempo com uma boa produtividade. A tecnologia chega justamente para otimizar e aprimorar esse quesito avaliativo.

3. Quais as vantagens que um vídeo analítico possui?

A eficácia do vídeo analítico é grande. Entre as principais vantagens podemos citar assertividade, tempo de reação mais rápido pelas equipes, produtividade, economia com pessoal e recursos tecnológicos, geração de valor e segurança.

Além disso, a tecnologia reduz falhas humanas que possam comprometer as operações.

4. Quais técnicas são utilizadas na análise inteligente de vídeo?

Como mostramos até aqui, são diferentes técnicas utilizadas em um projeto de vídeo analítico. Cada empresa pode demandar uma função específica da solução, mas entre as principais oferecidas estão o reconhecimento facial, a análise de temperatura, a detecção de movimentos, as barreiras virtuais e a análise de objetos abandonados.

5. Em quais espaços o vídeo analítico pode ser utilizado?

Há inúmeros ambientes nos quais a análise inteligente de vídeo pode ser implantada,  como:

● Bancos, estádios, aeroportos, estações de trem , entre outros locais do tipo, auxiliando na  detecção de pessoas suspeitas e/ou objetos abandonados;

● Estabelecimentos de diversos tipos com o intuito de identificar invasões do Perímetro em Infraestruturas Críticas;

● Estacionamento, para o gerenciamento de veículos. 

Essas são apenas algumas das aplicações do recurso para a segurança de empresas e organizações públicas e privadas, mas as possibilidades de uso não param por aí. O vídeo analítico também é capaz de realizar leitura de placas e detectar veículos em alta velocidade, bem como monitorar todos os ambientes de uma empresa para prevenir invasões e ataques ou auxiliar no controle de acesso.

Há diversas possibilidades de implementar a análise inteligente de vídeo, principalmente num momento em que o mundo está mais touchless, impactando na maneira que a entrada de pessoas é controlada, entre várias outras atividades.

Como a Seal Telecom apoia sua empresa com o vídeo analítico

A Seal Telecom é uma multinacional integradora de soluções, entre as quais está o vídeo analítico. Contamos com expertise, tecnologia de ponta, equipes qualificadas, além de um centro de operações preparado para apoiar nossos clientes em todas as etapas do projeto. 

As avançadas tecnologias disponíveis atualmente contribuem para a criação de soluções eficazes e interligadas com todos os sistemas e sensores de monitoramento e segurança, aplicando regras de alarmes e procedimentos de atuação, que serão traduzidos como um investimento em conforto e fidelização para com os clientes.

Para saber mais sobre como podemos ajudar, entre em contato com um especialista.

seguranca

Leave a Reply

Close Menu