Skip to main content

A pandemia do coronavírus trouxe preocupações e mudanças evidentes em diversos setores, ao qual a tecnologia tornou-se grande aliada para que as atividades continuassem em andamento. E no âmbito jurídico brasileiro não foi diferente.

O setor já tem sido modernizado nos últimos anos, mas as condições impostas pelo distanciamento social impulsionaram ainda mais a transformação digital na área, favorecendo a adoção definitiva de algumas soluções tecnológicas. Desse modo, tanto os tribunais, quanto os advogados, têm se beneficiado da tecnologia.

De acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli: “Graças às tecnologias digitais, garantimos mais do que a continuidade da atividade jurisdicional. Promovemos o incremento da produtividade, da eficiência e da transparência judiciais. As cortes do país seguem funcionando a todo vapor, por meio de julgamentos virtuais e de ferramentas digitais que viabilizam o trabalho à distância”. O comentário foi relatado no evento virtual Anuário da Justiça Brasil em 2020.

As soluções tecnológicas para o setor jurídico

Seguindo no contexto da transformação digital no setor jurídico, destacamos aqui as soluções que têm favorecido o setor nesses últimos tempos. 

Acareação virtual

Trata-se de um sistema inteligente que captura e armazena de forma remota e criptografada os atos processuais em áudio, vídeo e texto, mantendo o máximo de informações disponíveis para tomada de decisões seguras, transparentes e acessíveis a todos os envolvidos. Ao fim do ato processual, a gravação é disponibilizada aos usuários autorizados.

Videoconferência

A solução de videoconferência, já bastante conhecida atualmente, é uma tecnologia que tem o objetivo de conectar pessoas simultaneamente por meio de áudio e imagem, independente da sua localização geográfica, causando a sensação de estarem no mesmo ambiente. No setor jurídico, a tecnologia foi tão efetiva que o CNJ determinou que os tribunais incorporassem um sistema de videoconferência para realização de audiências e atos oficiais.  

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é equivalente a uma assinatura de próprio punho com validade jurídica, ao qual utiliza as chaves criptográficas de um certificado digital para identificar os signatários, garantindo a integridade, segurança e autenticidade das informações. Pela possibilidade de realizar a assinatura de qualquer lugar, a tecnologia é ideal para otimizar a liberação de documentos, de modo a agilizar os trâmites dos processos, sendo ainda apropriada para manter o distanciamento social. 

Inteligência artificial

A inteligência artificial tem capacidade para realizar o reconhecimento de padrões e fazer previsões de forma autônoma efetivamente, sem a necessidade de intervenção humana. No setor jurídico, a IA pode ser usada para elaborar e armazenar documentos, bem como para analisá-los, incluindo, por exemplo, decisões judiciais, contratos e pesquisa jurídica, gerando insights a partir da interpretação de dados.

O que a Seal Telecom tem a oferecer em soluções tecnológicas para o setor jurídico

A Seal Telecom tem uma frente dedicada exclusivamente ao setor, é o Seal Conecta. O sistema inteligente foi desenvolvido especialmente para oferecer as tecnologias mais avançadas para a modernização do poder judiciário brasileiro, facilitando o trabalho dos magistrados.

O sistema permite a captura e o armazenamento de forma criptografada de atos processuais em áudio, vídeo e texto, garantindo agilidade e segurança na tomada de depoimentos. Além disso, as gravações ficam de fácil acesso às partes interessadas ao ocorrido na audiência, e podem ser visualizadas em qualquer dispositivo. 

Conheça as aplicações:

Sala Seal Conecta Audiências: recomendado para salas de audiências;

Sala Seal Conecta Plenários: recomendado para plenários e salas de sessão;

Sala Seal Conecta Videoconferência: recomendado para salas de audiências de custódia, depoimentos sem dano e/ou teleaudiência;

Para complementar sua contribuição com o setor jurídico, a Seal Telecom também desenvolveu a Seal Conecta Speech, uma ferramenta capaz de transformar o áudio gravado em texto, seja de uma reunião online ou presencial, assembléia, entrevistas ou audiências.

A transcrição de áudio para texto é feita de maneira totalmente automatizada, com 98% de acuracidade, sem nenhuma intervenção humana. Além de gravar e armazenar, o Seal Conecta Speech também permite que as transcrições sejam conferidas, editadas e pesquisadas futuramente utilizando palavras chaves. Assim é possível buscar, de maneira fácil e rápida, os pontos mais relevantes do áudio.

Também atuamos na transformação de diversos tribunais nacionais, como o TJRS e TJPR.

Como pode ser observado, a transformação digital garante diversas vantagens, e na área jurídica há recursos suficientes para tornar os processos judiciais mais automatizados e seguros, tanto para advogados, quanto para a corte maior (juízes, promotores, etc). Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto e como a Seal Telecom ajuda a conduzir a modernização no judiciário, fale com nossos especialistas.

comunicacao unificada

Leave a Reply

Close Menu