Skip to main content

Há um bom tempo, a tecnologia vem ganhando espaço em diversas áreas empresariais, incluindo as questões de segurança, com recursos avançados aplicados a circuitos fechados de TV (CFTV). Uma dessas ferramentas tecnológicas é a inteligência artificial (IA), que tem um papel importante no sentido de otimizar os processos de videomonitoramento. 

Esse movimento foi ainda mais impulsionado pela pandemia, fazendo com que as empresas buscassem novas formas de trabalhar com custos reduzidos. Nesse contexto, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF), até 2025, as tecnologias devem fazer metade de todas as tarefas de trabalho hoje realizadas pelos seres humanos. 

Em contrapartida, o documento prevê que a denominada “revolução robótica” deve criar 97 milhões de empregos em todo o mundo e eliminar outros. Ou seja, de alguma forma os trabalhadores serão afetados, mas não deixarão de realizar tarefas estratégicas e que dependem de sensibilidade e criatividade, por exemplo. 

Como funciona um Circuito Fechado de TV (CFTV) com Inteligência Artificial

No cenário de inovações tecnológicas, como citamos, está a IA, utilizada para trazer automatização e maior eficiência aos recursos de CFTV. 

Na prática, os chamados CFTVs inteligentes, tratam-se de sistemas integrados de câmeras de segurança que incluem o reconhecimento aprimorado de atividades fraudulentas, adoção de procedimentos pré-programados e notificações de comportamentos suspeitos. 

Para chegar a essas funcionalidades, são utilizados softwares que analisam áudio e imagens de câmeras que reconhecem humanos, veículos, objetos e eventos. Em função da capacidade da Inteligência Artificial em antecipar riscos antes que se concretizem, essa tecnologia certamente vai ganhar cada vez mais espaço no setor de segurança e, especialmente, no videomonitoramento.

As vantagens de unir inteligência artificial com sistema CFTV

A tecnologia não realiza o trabalho sozinha, mas complementa os serviços das equipes de segurança, trazendo alertas a serem avaliados. O principal diferencial do recurso em um ambiente de segurança é a capacidade de analisar milhares de vídeos em tempo real, sendo fundamental para o uso em sistemas de videomonitoramento.

Nesse caso, há a junção da tecnologia, trazendo agilidade e capacidade de análise mais apurada, e da sensibilidade humana, a qual não pode ser substituída. Ou seja, um complementa o outro. 

Entre as vantagens de usar a IA no videomonitoramento estão:

  • Aperfeiçoamento do trabalho das equipes

Em sistemas comuns os profissionais precisam estar atentos a variadas situações ocorrendo ao mesmo tempo, e, com isso, algumas ocorrências inadequadas podem passar despercebidas. Com a IA, esses riscos de falhas são reduzidos significativamente, facilitando e otimizando o trabalho das equipes de segurança.

  • Análises precisas

A análise mais apurada do ambiente é feita pela tecnologia, o que contribui trazendo dados mais precisos e enviando alertas aos profissionais sob qualquer tipo de situação anormal.

  • Monitoramento constante e eficiente

Baseado nas determinações em que a IA foi treinada, a tecnologia tem alta capacidade para detectar eventos inusitados, como por exemplo, a presença de pessoas em lugares proibidos, a incidência de luz sob as câmeras, entre outros do tipo.

  • Facilidade na tomada de ações preventivas

Com as análises e monitoramento ininterruptos, fica mais fácil e intuitivo se organizar e promover ações preventivas; além de evitar, por exemplo, acidentes de trabalho, proporcionando, desse modo, maior segurança ao ambiente.

Qual será o papel do ser humano com as tecnologias emergentes para CFTV?

Embora a IA traga muitos benefícios, o trabalho humano é indispensável, pois as equipes ainda são os agentes que atuam ativamente nas situações de risco, no planejamento de ações preditivas e em outras atividades em que contar somente com a análise da tecnologia não é suficiente.  

As máquinas dotadas de inteligência podem apoiar o ser humano, visando deixá-lo livre para atuar em outros processos mais importantes e estratégicos; mas o papel dos colaboradores não pode ser substituído, pois são eles que têm a sensibilidade crítica para avaliar a situação. 

Em resumo, a inteligência artificial pode contribuir para alertar situações de riscos com mais rapidez, mas quem agirá na resolução do problema na maioria dos casos são os humanos. 

Como a Seal Telecom apoia as empresas na construção de sistemas CFTV inteligentes

Os benefícios que um CFTV inteligente traz para uma empresa, só podem ser obtidos quando se conta com parceiros experientes que entendem a necessidade do negócio e oferecem as soluções certas para cada necessidade.

A Seal Telecom tem uma grande atuação em segurança, desenvolvendo projetos completos para as organizações dos mais diversos segmentos com as mais avançadas tecnologias disponíveis que contribuem para a criação de soluções eficazes e integradas com todos os sistemas e sensores de monitoramento e segurança, aplicando regras de alarmes e procedimentos de atuação. 

Com uma equipe própria e especializada, atendemos em todo o Brasil e América Latina. Para saber mais, entre em contato com um dos especialistas. 

Leave a Reply

Close Menu