Skip to main content

Se você está buscando maneiras efetivas de enxugar custos em sua empresa, a Automação de Ambientes pode ser uma grande aliada, isso porque, além de aumentar a produtividade, já que integra equipamentos e permite uma gestão unificada, há uma economia considerável de recursos.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a automação não é exclusividade de grandes corporações, é possível que empresas de todos os portes invistam e se beneficiem com a tecnologia, uma vez que esse tipo de solução está se tornando cada vez mais acessível.

Conceito de Automação de Ambientes

A Automação de Ambientes é a implementação de soluções tecnológicas que criam cenários onde, com apenas um toque, todos os equipamentos de uma empresa entram em funcionamento. Para que isso aconteça, são acionadas configurações predefinidas de acordo com as necessidades.

A partir da integração e controle unificado de sistemas de iluminação, ar condicionado, persianas, projetores e sistemas de áudio e vídeo, por exemplo, exigem menos esforços manuais. Ao mesmo tempo, a organização consegue gerenciar melhor seus recursos.

Como a Automação de Ambientes auxilia na redução de custos

A redução de custos por meio da Automação de Ambiente se dá por diversos fatores, para começar, as empresas conseguem produzir mais a partir de um menor número de colaboradores. 

Isso porque a necessidade de determinados trabalhos manuais é eliminada. Com isso, há economia em folhas de pagamento. 

Além dos sistemas de iluminação propriamente ditos, a empresa pode economizar em energia elétrica com o auxílio de outros equipamentos automatizados. Esse é o caso das persianas, por exemplo. 

É possível programá-las para que abram em determinados horários, contribuindo para um melhor aproveitamento da luz natural. Assim, há a diminuição no uso de lâmpadas incandescentes durante o dia e, consequentemente no valor da conta de energia.

Além disso, por meio de sensores, luzes podem se acender somente quando houver a presença de pessoas nos ambientes. 

Outro aspecto que contribui para a redução de custos é a programação de funcionamento de  salas de reunião para que todos os equipamentos liguem ao mesmo tempo e somente quando necessário. E, caso não seja detectada a presença de pessoas durante os horários programados, o sistema desliga automaticamente.

Ao automatizar atividades do dia a dia, as empresas tornam os ambientes mais acessíveis e oferecem uma proposta mais competitiva ao mercado. 

A partir da utilização de recursos tecnológicos, a mão de obra dos colaboradores é direcionada para as atividades que contribuem para os bons resultados organizacionais. Isso converge para a redução do custo e também para a satisfação dos clientes.

A Seal Telecom conta com portfólio e expertise em Automação de Ambiente nas empresas, incorporando projetos modernos e eficientes.

Close Menu