Skip to main content

A pauta sobre a inclusão de tecnologias nas salas de aula não é necessariamente recente, principalmente entre os profissionais de ambas as áreas. Afinal, com um mundo cada vez mais conectado, a digitalização estará presente em todos os setores, incluindo o de ensino.

Mas, o cenário imposto pelas adversidades vividas nos últimos meses fez com que escolas e universidades intensificassem a implementação de soluções tecnológicas, sejam suas aulas em um formato totalmente virtual ou no estilo híbrido. Em razão disso, tanto no presente, em que é preciso adaptar os espaços para manter o distanciamento social, quanto nos próximos anos, a tendência é que o setor de educação passe por mudanças definitivas, mas isso deve exigir a adoção de tecnologias de qualidade. 

No cenário de evolução, as soluções que podem contribuir com o setor são diversas e, pensando em auxiliar as instituições nesse processo, desenvolvemos esse artigo que mostra como a Seal Telecom pode colaborar com a modernização e otimização dos métodos de ensino. 

Ferramentas tecnológicas da Seal Telecom para o ensino do futuro

Os novos métodos de ensino-aprendizagem pedem adaptações. As tecnologias nas salas de aula devem ser aliadas dos professores, para que possam cativar os alunos e despertarem interesse em aprender nessa nova realidade. 

Além disso, o perfil dos estudantes passou por importantes mudanças nos últimos anos, exigindo que as escolas se adaptem para oferecerem os recursos necessários a indivíduos cada vez mais conectados e informados. Confira as possibilidades que a Seal Telecom oferece:

Comunicação Unificada

A Comunicação Unificada consiste na integração de diversos sistemas em tempo real,  fornecendo uma única interface para os usuários finais. Por isso, trata-se da solução ideal para estruturar ambientes destinados aos encontros virtuais com qualidade e eficiência.

Nesse aspecto, é possível destacar a videoconferência, solução que permite a comunicação entre professores e alunos por áudio e vídeo de alta qualidade, bastando um rápido treinamento para usufruir dessa tecnologia na educação com assertividade. 

Áudio e vídeo

Independentemente do modelo de ensino, a infraestrutura de escolas e universidades também deve ser avaliada. Os objetivos, nesse caso, são oferecer as ferramentas necessárias para que as aulas sejam dinâmicas, garantir que o áudio e o vídeo sejam captados com qualidade, bem como que a transmissão ocorra sem interferências ou travamentos. 

Na divisão de áudio e vídeo da Seal Telecom, há soluções para esses e outros pontos, sendo:

● Automatização de ambientes;

● Sonorização;

Ambiente multimídia; e

● Videowall.

Essa integração de tecnologias por meio de recursos fazem com que as aulas se tornem mais fluidas, integradas e dinâmicas, sendo parte importante do que fará as instituições de ensino se diferenciarem no presente e futuro.

Building Information e Segurança

A segurança e o controle de ocupação do ambiente também merecem atenção por parte das instituições. Nesse contexto, a Seal oferece tecnologias abertas voltadas para o segmento de automação predial e segurança, utilizando a concepção da Internet das Coisas (IoT). Dentre as soluções dessa divisão, destacamos o Controle de Acesso sem toque, que, além de ajudar as escolas a avaliarem o estado de saúde dos seus alunos, ainda permite evitar o contato com a superfície já que o reconhecimento é feito através da face ou palma da mão.

Como a Seal Telecom já contribuiu com a modernização dos sistemas de ensino

Para que as possibilidades das tecnologias salas de aula fiquem mais claras, trouxemos dois cases em que a Seal Telecom auxiliou na modernização de ambientes e sistemas. O primeiro deles é o Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa

Nesse caso, o objetivo foi a implantação de um Smart Building educacional no novo prédio da instituição, de modo com que se elevasse a produtividade e o envolvimento de alunos e professores. 

Para tanto, houve a integração de sistemas de automação e segurança aos de áudio e vídeo, resultando em ambientes como salas de aula em formato de visualização 360°, salas de reunião por videoconferência, salas inspiradas em Harvard e automação central única. 

Outra instituição atendida pela empresa foi a Avenues The World School, que tinha a meta de inserir a tecnologia para que os próprios alunos pudessem manusear os equipamentos e utilizá-los de forma independente. 

Alguns exemplos de soluções implementadas são os sistemas de microfones integrados à videoconferência na sala de reunião principal e na sala Multiuso; e a instalação de um sistema de áudio similar ao de teatros profissionais no auditório.

As ferramentas tecnológicas que podem ser disponibilizadas pela Seal Telecom para escolas e universidades se adaptam a diferentes perfis, demandas e orçamentos. Para saber mais sobre cada uma delas, faça uma consulta com um de nossos especialistas.

comunicacao unificada
Close Menu