Skip to main content

Vivemos em uma sociedade conectada onde a tecnologia atual já permite que façamos inúmeras tarefas com nossos aparelhos eletrônicos. Mas, as evoluções nunca param e cada vez mais vamos descobrindo outras formas de conciliar o mundo virtual com o físico. 

Buscando desenvolver um modelo de organização social que aplica diversas tecnologias para o bem-estar das pessoas, na Sociedade 5.0, a valorização da inovação social vem dando espaço à novas possibilidades com produtos e serviços customizados para diversos requisitos individuais e necessidades potenciais, capazes de desvendar desafios encontrados hoje em segmentos como saúde, agricultura, mobilidade, energia, entre outros, tornando ainda mais possível as cidades inteligentes, conceito que se iniciou ainda na indústria 4.0.

As 6 tecnologias essenciais nesse cenário

As tecnologias disruptivas que se intensificaram na indústria 4.0 tornam viável os princípios da Sociedade 5.0 em prol de uma vida mais moderna. Veja algumas delas que serão indispensável nessa quinta geração:

  1. IoT (Internet das Coisas)

A sociedade 5.0, também conhecida como sociedade superinteligente, tem como um de seus principais objetivos aprimorar a qualidade de vida das pessoas, de modo a trazer soluções para os problemas sociais. Dito isso, a IoT será uma tecnologia fundamental nesse cenário atuando na conexão de objetos do cotidiano com a internet, tornando-os capazes de reunir e transmitir dados com outros dispositivos. Essa tecnologia estará mais presente em diversos contextos, indo desde eletrodomésticos, até a otimização da infraestrutura de transportes públicos e muito mais. 

  1. IA (Inteligência Artificial) 

A IA tem papel primordial na nova sociedade já que é ela que fornece a capacidade de máquinas e sistemas tomarem decisões sem a interferência humana. Isso ocorre a partir de ações que são baseadas na análise de dados de interações anteriores e, quanto mais dados reunidos, mais assertividade nos processos. 

A tecnologia também pode ser aplicada em diversos setores, como para aperfeiçoar a telemedicina, com médicos continuando o atendimento remotamente mas baseando-se cada vez mais em dados reais de saúde a fim de identificar o melhor tratamento para cada caso. Na educação a IA também seguirá propondo metodologias mais modernas de aprendizado, oferecendo uma experiência personalizada para cada aluno, de acordo com cada perfil.

  1. Machine Learning

Trata-se de um sistema que, por meio de programações de regras lógicas, consegue modificar seu comportamento de maneira autônoma a partir de sua própria experiência. Ou seja, conforme vamos ensinando as ferramentas com machine learning implementada, ela vai entendendo cada vez mais como tomar as melhores decisões, o que garante mais eficiência nas operações. Na sociedade 5.0, isso será de muita utilização, podendo ser aplicada por exemplo na indústria, com robôs cada vez mais assumindo atividades de risco. 

  1. Realidade aumentada

A realidade aumentada tem um grande potencial de simular diversas situações, habilitando a criação de elementos virtuais capazes de interagir com objetos reais através do uso de dispositivos móveis. Sendo extremamente abrangente,  essa tecnologia imersiva se encaixa nas questões de mobilidade urbana, entretenimento, entre outros segmentos, garantindo muito mais praticidade para a sociedade.

Um bom modelo de uso é no varejo. A Realidade aumentada atualmente já possibilita criar experiências dentro do ponto  de venda, e essa vantagem deve facilitar o contato e aproximar ainda mais o lojista do seu potencial consumidor.

  1. Cloud Computing

A sociedade 5.0 demanda um alto volume de processamento de dados e com uma conexão cada vez mais veloz, a computação em nuvem entra como uma grande aliada, possibilitando a potencialização do processamento, da disponibilidade e do armazenamento desses dados. Com a utilização da Cloud Computing, os profissionais de TI ganham maior segurança nas operações e autonomia para construção de novas soluções

  1. 5G

O 5G é a peça chave para que tudo isso se torne realidade, oferecendo, em média, uma velocidade de 10 a 20 vezes maior do que o que é oferecido no 4G. Com a internet alcançando uma velocidade extremamente rápida, será possível conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo e abranger tecnologias cada vez mais inovadoras. 

O que o mercado já tem preparado? para a Sociedade 5.0

O mercado já vem se preparando, e muitas tecnologias já estão sendo utilizadas, algumas delas são inclusive responsáveis pela transformação digital que está acontecendo atualmente, entregando maior flexibilidade e dinamismo em soluções transformadoras. Abaixo algumas soluções adotadas por  empresas que buscam a modernização, facilitando a rotina de trabalho:

Automação de ambientes: a implementação de soluções tecnológicas que criam cenários que, com apenas um toque, é possível controlar o funcionamento de todos equipamentos de um ambiente.

Videoconferência: essa tecnologia está sendo bastante usada e gera muitos benefícios, como redução de custos com locomoção e viagens, melhor gestão do tempo, gravação das chamadas e contato em tempo real.

Vídeo analítico:  é a inteligência por trás do videomonitoramento, ou seja, uma tecnologia que permite analisar de forma rápida e eficiente as imagens de uma câmera de segurança, detectando objetos e pessoas, sendo amplamente utilizada em setores como os de segurança, entretenimento, varejo e transportes.

Esses últimos tempos foram muito importantes para mostrar para a nossa sociedade a capacidade que a tecnologia tem em proporcionar melhorias no nosso cotidiano, oferecendo, conforme falado no início, a qualidade de vida das pessoas. Na sociedade 5.0, a relação entre homem e máquina é aprimorada, e muitos benefícios há de vir com isso.  

A Seal Telecom é uma multinacional brasileira e possui expertise em prover as mais avançadas soluções tecnológicas para empresas de diversos segmentos e está sempre em busca da melhoria contínua de suas soluções para atender as expectativas dos seus clientes. Com mais de 20 anos de experiência, conta com ampla experiência em entregar projetos end-to-end. Para saber como podemos ajudar a sua empresa a alcançar a transformação digital e estar preparada para a sociedade 5.0, entre em contato agora mesmo.

Building Information

Close Menu