Skip to main content

O videomonitoramento tem sido adotado em todos os tipos de estabelecimentos, sejam eles empresariais, comerciais ou mesmo portuários, de modo a proporcionar maior segurança aos ambientes. 

Seguindo nessa perspectiva, o Terminal de Contêineres de Paranaguá – TCP aperfeiçoou seu sistema de monitoramento em parceria com a Seal Telecom, que atuou diretamente na implementação da solução.

Como a Seal Telecom aprimorou o sistema de videomonitoramento do Terminal de Contêineres de Paranaguá

Para aprimorar o sistema de videomonitoramento do TCP, foi necessário realizar um planejamento bem estruturado e baseado em soluções robustas para que funcionassem 24x7x365 com alto desempenho. 

Considerado o maior terminal de contêineres da américa do sul, o TCP é um dos principais terminais brasileiros quando se fala em movimentação de cargas. 

Cliente da Seal Telecom desde 2016, o portuário segue ampliando a segurança com a aquisição de câmeras de última geração para monitorar em tempo real todas as movimentações em seu pátio, armazéns e ruas localizadas entre os blocos de contêineres.

A Seal Telecom, em parceria com a Qognify, implantou 440 câmeras de alta definição com visão noturna (infravermelho) e resolução 4k, permitindo a fiscalização remota das cargas que transitam pelo terminal e oferecendo maior segurança para colaboradores, clientes e visitantes.

No entanto, esse foi um projeto bastante complexo devido a algumas particularidades. De acordo com José Luiz de Matos, Diretor Comercial da Seal Telecom, o TCP sempre foi um cliente desafiador em função do alto nível de exigência, qualidade e principalmente da confiabilidade da solução. 

Por ser um local alfandegado, está sujeito a todas as regras da receita federal , além disso, foi necessário atuar perante a diversas condições ambientais, que são bastante específicas, e até severas em muitos casos, como calor acima do 40º, ventos constantes, neblina e chuva. 

Inclusive também houve dificuldades pelo local estar próximo ao mar, como apontou o Consultor Externo da TCP, Fabiano Schules: “O próprio mar batendo na estaca joga uma vibração de baixo para cima, então nós tivemos muitos desafios para definir em qual poste colocar, qual câmera ideal, e em alguns casos travar com cabos de aço.”

Instalação de videowall no Centro de Controle de Operações e Segurança (CCOS)

Para tornar toda a solução ainda mais completa, uma outra parte importante do projeto foi a instalação de um videowall (3×2) no CCOS – Centro de Controle de Operações e Segurança, que possibilita o acompanhamento de todas as câmeras em tempo real pelo time de segurança do TCP e pelos auditores e fiscais da Receita Federal de forma remota. 

O sistema de videomonitoramento da Seal Telecom faz a integração de todos os eventos que acontecem nos ambientes, juntando imagens, sensores e analíticos das câmeras embarcadas, e correlaciona os dados com o que acontece no local, como a entrada de um caminhão, de uma pessoa, de uma mercadoria, entre outros, entregando um relatório já completo.

Tudo isso dispensa a necessidade de manter um operador para acompanhar o que acontece a todo momento nas imagens, o que além de aprimorar a segurança, também reduz gargalos e otimiza recursos.

Veja o case completo deste projeto:

A Seal Telecom

A Seal Telecom, multinacional brasileira de engenharia de projetos, conta com grande experiência em implementação de projetos de segurança em toda América Latina. Com uma equipe focada e qualificada, conseguimos antecipar problemas, diminuindo prazos de entrega e garantindo a qualidade final dos projetos em que atuamos. 

Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre a solução de videomonitoramento ou outras tecnologias que garantem mais segurança para o seu negócio.

seguranca

Leave a Reply

Close Menu