Skip to main content

Seja em estabelecimentos comerciais, organizações ou indústrias, adotar uma estratégia de segurança empresarial eficiente, a qual auxilia na minimização de riscos aos ativos físicos e às pessoas, é cada vez mais imprescindível. Na prática, isso consiste na criação de medidas que unam a expertise de profissionais com tecnologias inovadoras. 

Ou seja, é fundamental ter o apoio de parceiros especializados, como é o caso da Seal Telecom, multinacional brasileira que oferece um portfólio completo e integrado de soluções de segurança. 

As tecnologias da Seal Telecom para segurança empresarial

A Seal prioriza a personalização e a eficiência dos projetos, os quais são desenvolvidos conforme as características e demandas específicas de cada negócio.  Neste artigo, resumimos as principais tecnologias disponibilizadas. Confira:

Controle de acesso

A identificação de pessoas que acessam os ambientes corporativos é parte fundamental de uma boa solução de segurança empresarial. Por meio de sistemas automatizados que contam com recursos como biometria e reconhecimento facial, esse processo se torna mais seguro, simples e menos custoso a médio e longo prazo. Isso sem contar com o recurso que vai de encontro a uma realidade cada vez mais touchless.

Um exemplo de projeto desenvolvido pela Seal Telecom foi o do Colégio Ranieri, que contratou a solução de controle de acesso com medição de temperatura corporal. Entre as necessidades da instituição de ensino estavam o monitoramento de entradas e saídas de alunos e outros públicos sem a necessidade de contato, a detecção automática de uso de máscara e a autorização de acesso apenas a indivíduos cadastrados no banco de dados.  

Um diferencial importante da solução foi a implementação de braços flexíveis nos equipamentos, de modo com que o controle de acesso envolvesse desde crianças da educação infantil até alunos de ensino médio, pais e colaboradores.

Vídeo analítico

O vídeo analítico, também conhecido como análise inteligente de vídeo, utiliza algoritmos desenvolvidos especificamente para reconhecer movimentos e imagens específicas. Isso faz com que possa ser programado para realizar as mais diversas funções, como detectar fogo e fumaça, aglomeração de pessoas, invasão de perímetro e acessos não autorizados. 

Assim, as equipes de segurança têm mais inteligência para analisarem e identificarem possíveis ameaças que talvez não fossem possíveis para olhos humanos, seja em ambientes mais movimentados, como lojas, aeroportos e empresas, bem como na detecção de objetos e outras aplicabilidades nestes e em outros locais.

Videomonitoramento

A solução de videomonitoramento, bastante difundida no setor de segurança empresarial, permite às empresas controlar e monitorar ambientes mesmo à distância, podendo identificar rapidamente riscos e vulnerabilidades, bem como tomar decisões ágeis e assertivas. 

Um exemplo foi o projeto desenvolvido pela Seal Telecom para o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), considerado o maior da América do Sul, que desde 2016 segue ampliando o seu sistema de segurança.  

Hoje o TCP tem câmeras de última geração, compostas por recursos como infravermelho e resolução 4K, as quais monitoram pátios, armazéns, ruas entre corredores de contêineres e outros espaços. 

Como se trata de um local alfandegado, os níveis de qualidade e confiabilidade dos projetos são altos, de modo a atender exigências da Receita Federal e demais públicos envolvidos. Além disso, em função do tipo de ambiente, os equipamentos precisam suportar eventos adversos como água salgada, neblina e outras intempéries. 

O TCP conta também com uma solução de Videowall em seu Centro de Controle de Operações e Segurança (CCOS), o qual permite o acompanhamento do monitoramento remoto e em tempo real tanto pela equipe interna quanto pela Receita Federal.

Portaria virtual

Os eventos recentes, como a transformação digital e a pandemia da Covid-19, aceleraram um processo de modernização nas empresas que já estava em curso, o que inclusive envolve a criação de maneiras mais seguras e automatizadas de controlar a entrada de pessoas e veículos. 

Por meio de uma solução de portaria virtual, que faz o gerenciamento remoto desse processo, as empresas promovem mais segurança para os indivíduos, além de aumentar a produtividade e reduzir custos com mão de obra. Isso sem contar que todos os eventos ficam registrados, permitindo a gestão e acesso sempre que necessário.  

Em estabelecimentos comerciais e empresariais, por onde circulam milhares de pessoas diariamente, é indispensável que haja um controle de qualidade. E mais uma vez, as avançadas tecnologias disponíveis contribuem para a criação de soluções eficazes e integradas que permitem ter uma ampla visibilidade de quem entra ou sai do ambiente.

O uso de soluções como as apresentadas neste conteúdo, permite às organizações terem uma segurança mais integrada, assertiva e efetiva, o que otimiza a operação e gera mais inteligência para a proteção de pessoas e patrimônio material. 

Para saber mais sobre nossas soluções de segurança empresarial, entre em contato com um dos especialistas da Seal Telecom.

seguranca

Leave a Reply

Close Menu