Skip to main content

Há mais de um ano a pandemia de coronavírus vem impactando negócios de todos os portes e setores, os quais precisaram fazer mudanças emergenciais na operação. Isso vale tanto para a adaptação ao trabalho remoto quanto para a gestão dos processos, clientes e colaboradores. 

Em um cenário em que a crise ainda se faz presente, é o momento de analisar a implementação das tecnologias nas empresas, bem como buscar soluções que possam otimizar processos, garantir segurança e, principalmente, manter a conectividade presente.

Para se ter ideia da importância do assunto, uma pesquisa da IBM aponta que a crise sanitária acelerou a transformação digital em 59% das companhias entrevistadas. A tendência agora é continuar adotando recursos tecnológicos inovadores e eficientes, já que eles terão um papel vital também no pós-pandemia. 

Neste artigo, vamos destacar algumas soluções que já são, e continuarão, sendo indispensáveis para as organizações se manterem competitivas. 

Tecnologia nos negócios: as ferramentas que continuarão sendo peças-chave para os próximos anos

Muitas das novas formas de trabalho criadas na pandemia de Covid-19 foram adotadas como uma forma de sobrevivência no mercado. No entanto, gestores começaram a observar as oportunidades relacionadas à tecnologia nos negócios, as quais permitem uma operação remota que auxilia na redução de custos e otimização de processos. 

Por esses e outros motivos, a tendência é que as organizações continuem a implementar soluções que impulsionam a infraestrutura para o home office, podendo permanecer com esse formato para 100% do time ou uma parte dele. Entre as ferramentas mais importantes para atingir esse objetivo estão:

Videoconferência

A videoconferência é uma das tecnologias para empresas que mais se destacam em relação às operações remotas. Ela vem sendo amplamente utilizada desde que a crise pandêmica teve início, principalmente em função da praticidade e possibilidade de interação com pessoas a qualquer distância. 

Apesar do atual momento exigir esse tipo de conexão remota, graças às vantagens oferecidas, a videoconferência é uma tecnologia que certamente deve permanecer em uso mesmo após esse período. 

O mercado oferece várias ferramentas para a realização dessa modalidade de reunião, sendo algumas com mais recursos do que outras. Existem as profissionais e as gratuitas, que têm como principais diferenças a qualidade de áudio e vídeo e a estabilidade de conexão, além dos recursos disponibilizados e da segurança das informações.

Cada negócio possui demandas específicas quanto a detalhes como número de colaboradores participantes, gravação das reuniões, controle de compartilhamentos, entre outros, os quais devem ser avaliados ao decidir pela plataforma a ser utilizada. 

No mercado é possível encontrar soluções que permitem fazer reuniões e eventos virtuais com até 500 participantes e 10 mil espectadores, além de avançados recursos de controle, armazenamento, transcrição e outros.

Com a utilização em larga escala das soluções de videoconferência, novas tecnologias começam a surgir, como a Holoconference, que é capaz de reproduzir a videoconferência na forma de holograma. Isso vai possibilitar uma imersão ainda maior e uma sensação de proximidade que as conferências por vídeo não podem oferecer.

Soluções de segurança

A segurança empresarial é outra área contemplada por ferramentas tecnológicas inovadoras. Nesse caso, destaca-se o controle de acesso por reconhecimento facial e sem a necessidade de contato.

Através de sensores de monitoramento e segurança, se aplica regras de procedimentos para filtrar o fluxo de entrada e saída de ambientes, evitando que as pessoas tenham contato com as superfícies do equipamento e, ainda, promovendo mais agilidade e efetividade nos processos.

Outra solução com foco em segurança são as câmeras termográficas. Estes equipamentos contam com recursos capazes de aferir temperaturas em massa, resultando na minimização do contato próximo entre funcionários e clientes e, também, em mais proteção nos ambientes. 

Serviços em nuvem

Um dos principais pilares para o trabalho remoto é a cloud computing. Através de serviços e sistemas armazenados na internet, as empresas podem manter o fluxo normal de trabalho, bem como terem segurança dos dados e tomada de decisão mais assertiva. 

Na prática, a partir de soluções na nuvem, os colaboradores acessam informações, aplicações e dados em qualquer local ou horário, desde que haja uma conexão com a internet. 

De acordo com pesquisas do Gartner, apesar dos impactos e restrições, a pandemia de Covid-19 vem impulsionando a demanda pela adoção dessa tecnologia nas empresas para o trabalho remoto e medidas de redução de custos. 

A expectativa é que esse setor, junto ao de segurança cibernética, sejam os primeiros do mercado de TI a voltar aos patamares de vendas antes da pandemia, ainda em 2021.

IoT

Existem inúmeras aplicações da internet das coisas no dia a dia das empresas e da indústria. A IoT pode, por exemplo, ser muito útil para garantir o distanciamento social.

Soluções como o MPI, que utiliza o sinal de bluetooth dos celulares para calcular o distanciamento entre pessoas, pode ser extremamente útil para o retorno aos escritórios com segurança.

5G

Para todas as soluções citadas, ter uma conexão robusta e estável é imprescindível. É nesse cenário que a tecnologia 5G está presente, pois permite uma conexão de dados ainda mais rápida, contribuindo com a eficiência de ferramentas como a IoT nos negócios. 

As vantagens do 5G envolvem diferentes áreas, como educação, telemedicina, transporte e agricultura. A principal novidade é a baixa latência. Na prática, isso significa o tempo entre o upload e download de um dado, que será de 1 milissegundo, no máximo. Para efeito de comparação, a latência média do 4G é entre 45 e 50 milissegundos.

Essas são apenas algumas das tecnologias nas empresas que devem continuar crescendo pelos próximos anos. Para aproveitar o potencial máximo de cada uma delas, contar com fornecedores qualificados é fundamental.

Tecnologia nos negócios: o que a Seal Telecom oferece

A Seal Telecom oferece várias soluções que, integradas, auxiliam as organizações na preparação para essa nova realidade. A empresa tem a capacidade de integrar complexos projetos de áudio e vídeo, comunicação unificada, segurança e smart building, além de oferecer um amplo portfólio de projetos criativos e eficazes para as empresas. Todos eles são elaborados por equipes próprias e altamente experientes. 

Entre os principais cases de sucesso que tivemos, podemos  citar o Colégio Ranieri, que implementou um novo controle de acesso sem toque para garantir um retorno seguro às aulas, e o Terminal de Contêineres de Paranaguá que aprimorou o sistema de monitoramento, junto à Seal Telecom

Para conhecer todas as nossas soluções, faça uma chamada para contato com especialista.

tecnologia nos negócios

Leave a Reply

Close Menu