Skip to main content

Os estabelecimentos varejistas são locais bastante movimentados, o que exige que as companhias invistam em soluções que asseguram seu patrimônio, equipes e clientes. Não é à toa que o setor tem evoluído muito nas questões de segurança, principalmente em decorrência da pandemia do coronavírus, ao qual foi necessário se adaptar a diferentes processos, como a medição da temperatura corporal e maneiras de promover o distanciamento social. 

Nesse cenário, o vídeo analítico entra como forte aliado, garantindo mais praticidade para essas medidas de segurança, além de otimizar a vigilância. Isso porque, a tecnologia funciona através de algoritmos desenvolvidos para reconhecer imagens específicas e movimentos, auxiliando em diversos objetivos, de acordo com o que se deseja monitorar. 

Desse modo, o sistema complementa o videomonitoramento, sendo de grande ajuda aos operadores de centrais de segurança na fiscalização dos ambientes, resultando ainda em menos custos, já que diminui a necessidade de novas contratações.

Vídeo analítico no varejo: como a solução pode ser utilizada no setor

Aqui estão algumas funcionalidades do vídeo analítico no varejo:

Segurança patrimonial 

O vídeo analítico nada mais é que a inteligência do videomonitoramento. Na solução de videomonitoramento tradicional, a equipe de operadores de CFTV precisa ficar monitorando constantemente as telas, em busca de encontrar incidentes ou movimentações adversas. 

O vídeo analítico, ao ser programado para tal, tem capacidade para detectar automaticamente essas ocorrências, como fogo, fumaça, aglomeração de pessoas, acessos não autorizados, pessoas correndo no local, invasão de perímetro e qualquer situação que esteja fora do padrão, emitindo um alerta em tempo real. 

Dessa forma, a segurança patrimonial é otimizada, pois as ações que passam despercebidas aos olhos humanos são identificadas pelo software e sinalizadas aos operadores, que poderão acompanhar as imagens e tomar decisões imediatas. Além disso, todos os dados são gravados e registrados para serem avaliados quando necessário.

Segurança das equipes e clientes 

Como já sabemos, a crise atual fez com que o setor varejista desenvolvesse estratégias emergenciais para seguir as recomendações de prevenção da Covid-19. Uma delas é a aferição de temperatura, a qual a maioria dos estabelecimentos mantém um funcionário na porta de entrada efetuando essa tarefa, cliente por cliente, colocando em risco ambas as partes por conta da proximidade, caso uma das pessoas esteja com o vírus. 

Com a integração do vídeo analítico com as câmeras termográficas, a medição de temperatura é realizada automaticamente em massa, à distância, sem precisar que alguém esteja presente. Ao ser detectada uma temperatura acima do considerado normal, é emitido um alarme para que o funcionário responsável pelo monitoramento analise a situação e tome as providências, seguindo o procedimento da empresa.  

Controle de filas e quantidade de pessoas no estabelecimento

As medidas impostas pela pandemia envolvem ações que minimizem aglomerações e o vídeo analítico contribui efetivamente para isso, pois a tecnologia tem a funcionalidade de realizar a contagem de pessoas que entram e saem do estabelecimento, obtendo assim um controle maior do fluxo de circulação e a quantidade de pessoas permitidas no local.

Outro ponto interessante é a capacidade de mapear uma determinada área e identificar filas que podem ser amenizadas ao enviar mais colaboradores para os caixas. Essa ação, inclusive, garante maior satisfação dos clientes, refletindo também em confiabilidade e fidelização. 

Mapeamento de calor 

Os varejistas geralmente querem saber em quais produtos os clientes estão mais interessados, além de quais itens promocionais atraem o público para a loja.

Com a tecnologia de mapeamento térmico, é possível ver um mapa codificado por cores que indicam a quantidade de tempo que os clientes passam em áreas específicas da loja. Isso revela quais os pontos mais visitados e quais as zonas mortas, bem como quantas pessoas realmente compram um produto específico em comparação com aquelas que decidem pegá-lo enquanto andam de maneira casual.


Análise de humor

 Medir os resultados de anúncios no ponto de venda sempre foi um enorme desafio, por isso novas tecnologias estão surgindo com a capacidade de medir o humor das pessoas ao olharem para um anúncio ou comunicação.


Vídeo analítico no varejo da Seal Telecom

A Seal Telecom é uma multinacional integradora de soluções, com expertise em segurança,  entre as quais está o vídeo analítico. Contamos com tecnologia de ponta, profissionais qualificados e um centro de operações preparado para apoiar nossos clientes em todas as etapas da implementação dos projetos.

Oferecemos as mais avançadas tecnologias que contribuem para a criação de soluções eficazes e integradas com todos os sistemas e sensores de monitoramento e segurança, aplicando regras de alarmes e procedimentos de atuação, que serão traduzidos como um investimento em conforto e fidelização para com os clientes.

Entre em contato com a gente para saber mais sobre nossas soluções e como podemos ajudar a elevar o nível de segurança do seu estabelecimento.

Vídeo analítico no varejo - seguranca

Leave a Reply

Close Menu