Skip to main content

O setor logístico no Brasil está em constante crescimento, trazendo novos desafios, além de grandes oportunidades. Diante desse cenário, a demanda por segurança também aumenta, fazendo com que as empresas busquem por soluções tecnológicas eficientes, como o videomonitoramento. 

Os sistemas de videomonitoramento permitem que as equipes de segurança acompanhem todas as movimentações de maneira otimizada, para um gerenciamento efetivo e ágil. 

Há diversas possibilidades de aplicar o videomonitoramento para segurança no setor logístico e, neste artigo, vamos destacar seu uso nos transportes terrestre, aéreo e marítimo.

Como funciona o videomonitoramento para segurança no setor logístico

A solução de videomonitoramento é composta por ferramentas altamente flexíveis, as quais podem ser adaptadas de forma personalizada para diferentes necessidades; e se aplicam perfeitamente nas empresas de transporte terrestre, aéreo e marítimo. Veja de que modo:

Videomonitoramento para o transporte terrestre

O videomonitoramento é uma solução bastante promissora para as transportadoras estabelecerem uma gestão mais eficiente de suas operações.

Ao implantar o sistema, as empresas têm uma visão ampla e remota de tudo que está acontecendo, como situações de risco, proporcionando mais agilidade nas tomadas de decisões. Desse modo, além das cargas estarem sendo monitoradas em tempo real, é possível acompanhar a dirigibilidade dos motoristas, bem como erros, à exemplo o desvio de combustíveis e manipulação errada de produtos. 

Outra funcionalidade do videomonitoramento são as gravações das imagens, que podem ser utilizadas para auditorias internas, controle de processos, auxiliar em investigações em casos de sinistros e até mesmo para treinamento de novos funcionários.

Videomonitoramento para o transporte aéreo

A complexidade das instalações dos aeroportos exige uma atenção prioritária com a segurança, a qual o videomonitoramento surge como uma solução indispensável. Isso porque, o acesso rápido às imagens e sensores captados pelas câmeras permite que os operadores tenham maior controle das operações. Um exemplo na prática é o monitoramento do taxiamento e das pistas de decolagem, de modo a acompanhar eventuais interferências em tempo real.

O sistema de videomonitoramento também é bastante útil para localizar roubos e vandalismo, detectar movimentações estranhas e incidentes que possam vir a ocorrer nos aeroportos. Além disso, também pode ser utilizada para identificação de suspeitos, auxiliando inclusive outros órgãos de segurança, como Polícia Federal, Exército ou Esquadrão Anti-Bomba.

Videomonitoramento para o transporte marítimo

Ao falar de logística, os portos são considerados uma das principais infra-estruturas de apoio ao comércio exterior, sendo o principal ponto de entrada e saída de mercadorias do Brasil.  Isso significa que o investimento em sistemas de segurança deve ser primordial, como o videomonitoramento, que garante que as movimentações estejam sendo acompanhadas constantemente, desde as instalações e plataformas, como pessoas e veículos de transporte.

Um ponto importante ainda a se destacar é que, por ser um local alfandegado, a Receita Federal exige que sejam registrados todos os veículos de carga, tanto na entrada quanto na saída, e o sistema de videomonitoramento também pode ser adaptado e integrado a essa fiscalização.

Para exemplificar a aplicação da tecnologia em portos, podemos citar o case do Terminal de Contêineres de Paranaguá, cliente da Seal Telecom, que, desde 2016 vem ampliando sua segurança com a aquisição de câmeras de última geração para monitorar em tempo real todas as movimentações em seu pátio, armazéns e ruas localizadas entre os blocos de contêineres.

Atualmente, o TCP conta com 440 câmeras de alta definição com visão noturna e resolução 4k, que possibilitam a fiscalização remota das cargas que transitam pelo terminal e garantindo maior segurança aos colaboradores, clientes e visitantes.

Benefícios de investir em um sistema de videomonitoramento para segurança no setor logístico

Monitoramento constante mesmo em condições extremas

Através de um circuito fechado de TV (CFTV), há o monitoramento constante dos ambientes onde as câmeras estão instaladas, facilitando o controle e gerenciamento das operações.

Acompanhamento remoto

As equipes de segurança conseguem ter acesso às imagens em tempo real à distância utilizando qualquer dispositivo conectado à internet.

Chance de unir recursos inteligentes 

O sistema de videomonitoramento permite a integração com outras tecnologias, como câmeras termográficas, capazes de realizar a aferição de temperatura em massa, sistemas de controle de acesso e de alarmes, e vídeo analítico que identifica diversas ações fora do padrão e auxilia no controle de acesso. 

Mais agilidade em situações emergenciais

Por realizar o monitoramento em tempo real, fica mais prático constatar situações de risco ou emergenciais e tomar as medidas cabíveis rapidamente.

Como pode ser observado, implantar o videomonitoramento é de extrema importância para manter a segurança no setor de transporte e logístico, protegendo de um modo geral as empresas, não somente as mercadorias, mas também os colaboradores e clientes. 

A Seal Telecom tem expertise no segmento e conta com avançadas tecnologias que contribuem para a criação de soluções eficazes e integradas com todos os sistemas e sensores de monitoramento e segurança, que serão traduzidos como um investimento em conforto e fidelização para com os clientes.

Fale com a nossa equipe e saiba mais sobre videomonitoramento.

Videomonitoramento

Leave a Reply

Close Menu