Skip to main content

Em tempos de transformação digital, a imersão e a conectividade têm papéis cada vez mais relevantes nas experiências de apreciação e valorização do patrimônio material e imaterial, especialmente em museus interativos.

Em vista disso, o Memorial do Ministério Público Federal, localizado na Procuradoria Geral da República – Brasília/DF, contou com a colaboração da Seal Telecom para instalar todas as tecnologias audiovisuais necessárias para oferecer uma experiência totalmente interativa aos visitantes.

No que consiste um museu interativo?

As tecnologias que são utilizadas em outras frentes empresariais, têm sido implementadas também para reinventar os museus, fazendo com que deixe de ser um espaço somente de amostra de objetos, mas transformando-os em um ambiente interativo.

Um museu aprimorado com soluções tecnológicas tem a capacidade de criar experiências memoráveis, significativas e altamente participativas, onde o usuário interage com o que está sendo mostrado.

Para isso, as instituições podem implementar videowalls interativos, recursos de áudio e vídeo, uso de realidade aumentada, realidade virtual, projeções holográficas, projeções mapeadas, entre outras soluções.

Museu interativo: as soluções de áudio e vídeo implantadas no Memorial do Ministério Público

O Memorial MPF já existe há mais de 15 anos, no entanto, em busca de seguir as tendências atuais, foi implementado um projeto de renovação, tornando a exposição imersiva e interativa aos visitantes, que ficam livres para explorar os conteúdos do modo que mais lhes interessa, assim como conta Caroline Beasley, Coordenadora de Memória Institucional/SEJUD:

“O Memorial MPF já existia desde 2004, mas era uma exposição analógica. Então, foi  realizado um projeto de renovação, incluindo mudanças de espaço físico, ao qual fizemos uma exposição permanente ligada às novas ondas da museologia, da hiperconectividade e da interação do visitante, onde ele agora não é mais apenas um espectador, mas sim um protagonista dentro da visita.” 

Atualmente, após a modernização, o Memorial MPF é dividido em vários ambientes, com diversas soluções de áudio e vídeo que ajudam a contar a história do Ministério Público Federal através de sistemas de sonorização, sistemas de projeção, videowalls e telas interativas, os quais foram implantados pela Seal Telecom.

Para entregar a experiência inovadora que o Memorial MPF buscava, foi utilizado um projeto integrado de infraestrutura e tecnologia para o compartilhamento de conteúdo e qualidade do áudio, incluindo a sonorização setorizada, fazendo com que o visitante tenha a imersão da exposição por onde passa, pois o som que está sendo transmitido está direcionado para ele. 

Já no auditório, foi aplicado a solução de videowall, com dois projetores em modo blend que formam uma tela de 5,10 x 1,50 m, para uma exibição ampla e impactante dos conteúdos. 

O visitante também pode interagir com um jogo criado especialmente para demonstrar os ambientes do memorial, onde através de um monitor touch as pessoas podem guiar a personagem por uma visita virtual, tendo acesso a conteúdos exclusivos. 

Assista o case completo deste projeto:

Horus DS: Uma plataforma criada pela Seal Telecom que pode ser implementada em museus interativos

Todos os conteúdos de áudio e vídeo reproduzidos no Memorial MPF são gerenciados pelo Horus DS, uma plataforma completa de soluções para sistemas de comunicação visual e compartilhamento de conteúdo por meio de todos os tipos de painéis de visualização. 

Um dos principais benefícios do Horus DS é ser uma  plataforma totalmente baseada na nuvem, assim as imagens e áudios do Memorial MPF podem ser configurados de forma simples e ágil de qualquer computador, de qualquer lugar. Conheça:

As soluções da Seal Telecom para construção de um museu interativo

A Seal Telecom possui vasta experiência na implantação de projetos para museus interativos, com soluções de áudio e vídeo que permitem criar ambientes extremamente digitais, incluindo automatização de ambientes, sonorização, videowall, ambiente multimídia, iluminação e vestimenta cênica. Com uma equipe focada e qualificada, conseguimos antecipar problemas, diminuindo prazos de entrega e garantindo a qualidade final dos projetos em que atuamos.

Quer saber mais sobre nossas soluções de áudio e vídeo? Entre em contato com a nossa equipe.

audio-e-video

Leave a Reply

Close Menu