Skip to main content

A realidade aumentada (RA) e realidade virtual (VR) já se mostraram tecnologias bastante relevantes para as empresas tornarem seus processos mais dinâmicos e práticos, sendo aplicáveis para simulação de diversas situações, que vão desde testes durante a fabricação de produtos até treinamentos de funcionários ou marketing, promovendo benefícios como redução de falhas, aumento de produtividade e faturamento. 

Enquanto a RA sobrepõe elementos digitais para o mundo real, gerando oportunidades imersivas, a VR cria um ambiente totalmente tridimensional (3D) artificial e interativo. 

Além disso, essas duas tecnologias ainda propõe uma variedade de possibilidades para o mundo empresarial. Em tempos de confinamento, por exemplo, ambas têm servido como suporte para reuniões não presenciais, apresentando-se como alternativas interessantes e inovadoras, que certamente terão um espaço ainda maior em um futuro muito próximo.

Holographic meetings e VR meetings: o que são?

Com o afastamento social, onde o trabalho remoto tornou-se uma realidade para muitas empresas, a videoconferência foi bastante explorada. No entanto, com a realidade aumentada e a realidade virtual, os encontros virtuais passam a ser feitos com muito mais eficiência.

O holographic meeting é exatamente o que o nome diz em português: reuniões holográficas, isso é, reuniões com presenças holográficas. A ferramenta utiliza-se da união de AR e VR, tecnologia conhecida como realidade mista (RM), que através de um dispositivo eletrônico específicos para este fim, como os fones de ouvido MR, leva as pessoas à um universo onde objetos virtuais e físicos coexistem e interagem em tempo real. 

Já o VR meeting trata-se de reuniões em realidade virtual, ou seja, com os famosos headsets VR, os participantes criam seus avatares e ficam imersos em um ambiente totalmente digital simulado, possibilitando uma interação que excede até mesmo as limitações físicas.

Essas soluções contribuem significativamente para um novo nível de relacionamentos em reuniões à distância, garantindo mais valor quando se trata de contato visual e linguagem corporal, atingindo uma proximidade maior entre os participantes, mesmo que estejam distantes fisicamente falando.  

Os benefícios das Holographic meetings e VR meetings para os negócios

Com as holographic meetings e VR meetings, as conferências acontecem de uma maneira mais natural e envolvente, sem distrações do mundo físico, proporcionando mais foco durante as conversas e tomadas de decisões. 

Se na videoconferência comum a comunicação não verbal é quase inexistente, isso não acontece quando os participantes estão imersos em ambiente misto ou virtual, pois a sensação é como se eles estivessem dividindo o mesmo espaço, o que impulsiona as interações interpessoais. 

Sem contar que é possível inserir imagens de efeito durante as reuniões, como gráficos ou apresentações modernas, o que garante maior retenção das informações, além de uma experiência mais imersiva e inovadora. 

Outros benefícios que essas tecnologias oferecem é a conveniência dos participantes e a redução de custos para as empresas, já que a locomoção até um espaço físico não se faz necessária para realizar uma conferência efetiva. 

Com o Home Office sendo ainda presente em muitas organizações, não há dúvidas sobre as variadas possibilidades que a realidade aumentada e a realidade virtual podem trazer para as empresas, ocasionando agora um novo momento da comunicação, ao qual há algum tempo atrás, tratava-se de algo que só se via em ficções.  

A Seal Telecom, por meio da Unidade de Negócios Comunicações Unificadas, é uma integradora de sistemas certificada pelos principais fabricantes de videoconferência e entrega soluções de comunicação capazes de integrar as empresas ao novo contexto remoto de trabalho e colaboração, incluindo a solução de telepresença, com salas imersivas que permitem às pessoas se sentirem como se estivessem presentes na mesma sala de reunião; e salas de videoconferência especialmente desenvolvidas para reuniões remotas de alta qualidade.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

comunicacao_unificada

Leave a Reply

Close Menu