Skip to main content

A preocupação com o futuro do planeta e das próximas gerações tem sido pauta em grande parte das discussões midiáticas atualmente. O impacto das mudanças climáticas está colocando em risco nossos ecossistemas e, para tentar reverter essa situação, é preciso que toda a sociedade se conscientize e torne a sustentabilidade algo prioritário.

Seguindo nessa perspectiva, graças à transformação digital uma das soluções que vem ganhando destaque são os Smart Buildings, ou  Edifícios Inteligentes, que utilizam da tecnologia para possibilitar o uso eficiente e econômico dos recursos, o que traz benefícios tanto para o meio ambiente em si, quanto para as empresas.

Para contextualizar melhor esse cenário, neste artigo, iremos explorar a forma como os Smart Buildings atuam pautados na tecnologia para a redução da pegada de carbono, destacando como isso impacta na sociedade. Continue a leitura!

Smart Buildings: o papel dos empreendimentos na redução da pegada de carbono

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), os edifícios são responsáveis ​​por mais de um terço do consumo global de energia final e, quase 40% do total de emissões diretas e indiretas de CO2 provenientes do uso de energia.

Diante disso, é fundamental implementar estratégias para diminuir esses números, ao qual, conforme já mencionado, a tecnologia entra como grande aliada. Para se ter uma ideia, ainda de acordo com a IEA, a digitalização, que engloba controles inteligentes e dispositivos conectados, poderia reduzir o uso total de energia global nos edifícios em 10% até 2040.  

Como os smart buildings podem contribuir para a construção do futuro?

A principal característica de um edifício inteligente é que os sistemas são conectados e permitem o monitoramento constante e em tempo real, possibilitando, inclusive, ajustes automatizados. Para tal, tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial (IA) são algumas das tecnologias essenciais.

Nesse ambiente, sensores são utilizados para a coleta de dados, garantindo que tanto os sistemas como os responsáveis pela gestão do edifício recebam as informações para as tomadas de decisões relacionadas a alocações de recursos. Isso porque, com os dados exatos, é possível controlar e otimizar, por exemplo, o fornecimento de serviços de aquecimento, refrigeração, iluminação e ventilação em todo o edifício. 

Um sistema HVAC também entra como peça chave, atuando na automação, monitoramento e envio de alertas quando há consumo excedente, buscando, dessa maneira, melhorar o desempenho da edificação, o que contribui diretamente com a eficiência energética e, consequentemente, na diminuição do impacto ambiental. 

Além disso, todas essas melhorias também são direcionadas para o conforto ambiental, ou seja, as pessoas que estão ocupando o prédio estarão em um ambiente mais confortável, resultando até mesmo em mais produtividade quando se trata de um edifício comercial.

Contudo, podemos concluir que, a tecnologia terá um papel fundamental para a construção do futuro, e os empreendedores que estiverem dispostos a se tornaram “Smart Buildings” estarão contribuindo significativamente com a sustentabilidade.

Lembrando ainda, que, iniciamos neste ano de 2021 a “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas”, um Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), onde os(as) cientistas identificaram os próximos 10 anos como a última chance de evitar mudanças climáticas catastróficas. E, uma das metas é reduzir drasticamente a pegada de carbono, ao qual a descarbonização de edifícios será primordial.

Portanto, o ideal é que as empresas apostem o quanto antes na tecnologia para a construção de locais mais inteligentes e sustentáveis.

A atuação da Seal Telecom em soluções de Smart Buildings

A Seal Telecom conta com uma divisão para oferecer soluções de engenharia com utilização de tecnologias abertas voltadas para o segmento de automação predial utilizando a concepção de IoT que podem contribuir na otimização do uso de recursos e consequentemente na redução da pegada de carbono.Para obter mais informações, entre em contato com nossos especialistas ou consulte nosso site.

Leave a Reply

Close Menu