Skip to main content

No cenário de transformação digital, que envolve inúmeros setores, a construção civil vem se destacando. Isso porque, nos últimos anos, este mercado passou por importantes inovações, as quais otimizam as operações e, ao mesmo tempo, oferecem uma melhor experiência aos clientes. No contexto de saltos tecnológicos, o conceito de Digital Twin é um importante aliado do segmento. 

De modo geral, os também chamados “gêmeos digitais”, visam criar uma réplica virtual, completamente fiel a um objeto físico, para que seja capaz de fornecer todas as perspectivas e dados importantes sobre a utilização de um produto. 

Já para as áreas de construção, engenharia e arquitetura, o recurso fornece uma visão real de um ou mais ativos físicos, sejam prédios, residências, campus, rodovias, pontes, ferrovias e muito mais.

Por aí já dá para imaginar como o setor pode ser beneficiado, não é mesmo? Então acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!

Como o Digital Twin pode ser aplicado na construção civil

O Digital Twins pode ser utilizado com os mais diversos objetivos na construção civil. Entre eles estão: melhorar o entendimento das estruturas e materiais, trazer maior previsibilidade e prototipagem mais eficiente, digitalizar processos antes e durante os projetos e automatizar cálculos. Além disso, a tecnologia também ajuda na previsão de comportamento do ocupante, padrões de uso e tráfego, e utilização do espaço.

Um exemplo prático é o da construção de um shopping center. Através da réplica dos gêmeos digitais, investidores, lojistas e demais agentes podem interagir com modelos reais. Por meio de óculos de realidade aumentada, é possível caminhar pelo empreendimento, conhecer os diferenciais, observar melhorias, readequar ambientes e vários outros processos. Isso vale para todo tipo de projeto e empreendimento. 

Quais os benefícios da utilização do Digital Twin por este mercado

É fato que esta tecnologia oferece um grande potencial para o setor de construção civil. Muitos processos realizados hoje ganham com o uso do Digital Twins e outros recursos combinados. Para ficar mais claro, veja alguns benefícios:

Visibilidade do projeto como um todo 

Com os gêmeos digitais é possível ter uma visão ampliada, desde as estruturas e materiais, em todas as etapas do desenvolvimento, podendo ter mais previsibilidade dos esforços e custos necessários. 

Flexibilidade e inteligência 

Com a previsibilidade fornecida por réplicas perfeitas, especialistas podem prever pontos que são possíveis de realizar ou os que tendem a não funcionar. Com isso, é mais fácil sugerir diferentes soluções com dados atualizados. 

Execução mais rápida e menos custos 

Ao poder criar diferentes cenários e testá-los, as equipes são capazes de escolher o caminho mais indicado para os objetivos da empresa e, assim, evitar custos que seriam gerados por conta de problemas imprevistos, seja da construção em si, clima da cidade, licenças ou falta de pessoal. 

O Digital Twins possui um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e modernos. Vale frisar que seu uso não termina com a construção, pois pode ser utilizado para acompanhar o uso do espaço e, assim, fornecer dados úteis para manutenção. 

Conheça mais sobre o Digital Twin em nosso vídeo:

Leave a Reply

Close Menu