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A função básica dos robôs é tornar mais fácil a realização de diversas tarefas do dia a dia, mas, mesmo inventados há muitos anos, somente agora, diante de tanta tecnologia à disposição, que a robótica vem evoluindo significativamente, já podendo oferecer mais inteligência às máquinas.

Os recursos tecnológicos oriundos da transformação digital — inteligência artificial (IA), machine learning, reconhecimento facial e de voz, conectividade, entre outros —, unidos aos chamados “humanoides”, trouxeram um novo cenário, que envolve a utilização dos robôs de serviço.

A tecnologia já está sendo aplicada nas operações de vários setores do mercado e vem beneficiando as empresas que a adotam em termos de agilidade e eficiência em determinadas tarefas.

4 segmentos que já utilizam os robôs de serviço

O uso dos robôs de serviço são capazes de otimizar inúmeras atividades, incluindo até mesmo aquelas que requerem um maior grau de interação. 

Para que fique mais claro para você, listamos 4 mercados que já fazem parte dessa realidade. Confira:

Robôs em hotéis

Nos hotéis, existe a possibilidade de integrar robôs em inúmeras áreas, indo desde o fornecimento de informações e interação com humanos, até a entrega de um pedido no quarto, por exemplo. Inclusive, há redes brasileiras que estão utilizando essa tecnologia como um diferencial. 

Entre as tarefas realizadas pelas máquinas, que possuem face e braços humanizados, está o atendimento no lobby. Os robôs se orientam por sensores de toque, presença e movimento, interpretando a voz humana e fornecendo informações gerais. 

As vantagens são diversas, a começar pelo fato de que os robôs de serviço estão sempre disponíveis, enquanto colaboradores humanos tendem naturalmente a se cansar após algumas horas de jornada. Além disso, funcionários podem ser alocados para funções mais estratégicas.

Robôs em hospitais

Os hospitais podem se utilizar dos robôs de serviço de várias formas, como para a limpeza por meio de luz ultravioleta — que tem sido, desde o início da pandemia, uma das principais buscas para higienizar espaços hospitalares sem risco de contaminação. A atividade é feita com lâmpadas que emitem luz ultravioleta UV-C concentrada, destruindo bactérias, vírus e outros micróbios nocivos, a fim de evitar que se multipliquem.

Também vale citar a entrega de alimentos e remédios a pacientes isolados. Isso previne a contaminação da equipe e de outras pessoas: robôs não tossem, não espirram e nem apertam mãos, o que evita o contágio de patógenos pela instituição.

Robôs em restaurantes

Os restaurantes são locais que podem ser beneficiados pelo trabalho dos robôs para o atendimento aos clientes e até mesmo para a preparação dos alimentos. 

Um ótimo exemplo é um restaurante na China, onde os robôs de serviço passam pelas mesas levando os pratos, auxiliando no preparo de determinadas receitas e ajudando os garçons na entrega dos pedidos. Veja como eles atuam na prática.

Robôs em aeroportos

Os robôs estão presentes em aeroportos para atividades básicas e de atendimento, como na limpeza com luz ultravioleta e orientação de passageiros e vigias. 

No Aeroporto LaGuardia, em Nova York, por exemplo, máquinas são equipadas com câmeras e atuam junto aos seguranças locais. Já em Singapura, os robôs de serviço limpam o chão durante 10 horas por dia.

Eles podem melhorar muito as operações nos aeroportos, possibilitando que as equipes se concentrem em tarefas complexas, nas quais o toque humano é indispensável.

Como os robôs impactam nos negócios

Pelo que mostramos até aqui, você pôde ter uma ideia de como os robôs de serviço ajudam nas operações de diferentes áreas, não é mesmo?

A tecnologia tem um enorme potencial no mercado, agregando em:

  • Rapidez no atendimento: a agilidade está diretamente relacionada ao algoritmo pré-definido, o qual reconhece em segundos as questões apresentadas pelos clientes;
  • Economia: trata-se de uma ferramenta automática, permitindo fáceis atualizações e sem a necessidade de muitos profissionais envolvidos. Isso faz com que seu uso reduza os custos dos processos;
  • Satisfação: os consumidores atuais esperam rapidez e eficiência na resolução de seus problemas. Sendo assim, os robôs são muito bem-vindos, desde que consigam suprir as necessidades dos clientes no momento solicitado. 
  • Impacto nas interações: comunicar-se com um robô pode causar surpresa — tanto positiva quanto negativa. Por isso, os robôs de serviço, também chamados de “robôs sociais”, são construídos de forma a se adequarem ao comportamento humano (com movimentação corporal, linguagem humanizada e a própria estrutura física), evitando que causem desconforto nas pessoas e atrasem o serviço. 

Mas os robôs de serviço vão substituir o trabalho humano?

Por mais que os robôs de serviço auxiliem de forma considerável as empresas, eles certamente não substituirão as pessoas. Pelo contrário: eles serão aliados. 

Assim como sugere a indústria 5.0, em que acontece a reconciliação entre homem e máquina, eles devem trabalhar em conjunto. Nesse cenário, a capacidade cognitiva do ser humano é peça fundamental para resolver situações mais complexas.  

A robótica já é uma realidade em expansão e, em alguns anos, os robôs de serviço serão comuns dentro dos mais diversos ambientes. Portanto, vale ficar atento à tendência e, mais do que isso, se planejar para adotá-la em um futuro próximo!

Entre em contato com nossos especialistas para saber como podemos ajudar sua empresa na implantação de robôs de serviço.

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