Skip to main content

O agronegócio é um pilar de suma importância para a economia brasileira, batendo recordes significativos nos principais indicadores financeiros do país. 

De acordo com cálculos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP, a estimativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor seja por volta de 26,24% em 2022. Além disso, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 15,11 bilhões somente em maio, segundo levantamento da Secretaria de Comércio de Relações Internacionais do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No entanto, para acompanhar este cenário, os negócios que atuam no ramo precisam buscar inovações que garantem maior produtividade e lucratividade, sem abrir mão da sustentabilidade, algo fundamental para os dias de hoje.

Seguindo nessa perspectiva, a adoção de tecnologias no agronegócio é indispensável, justamente porque, embora seja um mercado tradicional, já há diversos recursos que oferecem um potencial promissor para elevar o setor e modernizar as produções agrícolas.

Tecnologias no agronegócio: conheça as principais soluções que vem inovando o setor

Ao longo das últimas décadas, as inovações tecnológicas têm moldado o agronegócio, o que leva mais inteligência e praticidade para o dia a dia dos agricultores e pecuaristas. 

Muitas empresas já perceberam esse cenário. Não é à toa que as agtechs – startups voltadas a oferecer soluções ao ramo – já levantaram R$ 54,7 milhões nos primeiros cinco meses de 2022. É o que mostra os dados do Distrito Agtech Report 2022

Tecnologias que antes eram vistas apenas nas indústrias chegam ao campo para levar as operações a um novo patamar. Recursos de inteligência e automação como IoT, IA e diversos outros, já estão totalmente acessíveis no agronegócio. 

Destacamos aqui os principais. Confira:

  • Conectividade

Sabe-se que as adversidades inerentes do setor são variadas, e a conectividade é uma grande aliada para enfrentá-las. Além disso, com a chegada da rede 5G, a qualidade no sinal de internet recebe uma melhoria significativa e, também, maior cobertura. Dessa maneira, tecnologias como computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), tornam-se ainda mais promissoras aos negócios.

Essas tecnologias já vêm se destacando no agronegócio, trazendo informações essenciais para otimizar a gestão das fazendas, como previsões meteorológicas, controle de qualidade da água, nutrição de precisão na pecuária, melhoramento genético, dados sobre as diferentes culturas e solos, entre outros benefícios que levam a tomadas de decisões mais inteligentes e estratégicas.

     Leia mais

Cada vez mais os drones de alto alcance estão se popularizando no campo. Esses equipamentos capazes de captar imagens, auxiliam produtores com dados valiosos em tempo real para monitoramento de lavouras e pastagens, propiciado maior precisão para mapeamento de áreas, topografia do terreno, identificação de doenças, pragas e ervas daninhas, controle de rebanhos e, também, a segurança dos locais.

Outra tecnologia utilizada para garantir a segurança das fazendas são as câmeras de visão noturna com funcionamento de 24/7, proporcionando mais proteção.

  • Acompanhamento remoto

Outra tendência no agronegócio é a gestão remota. Atualmente, já é possível saber tudo que acontece na propriedade rural por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, como smartphone ou tablet. 

Com as ferramentas certas, os gestores conseguem acompanhar em tempo real processos produtivos da lavoura, sinais vitais dos animais, funcionamento e manutenção dos maquinários, atividades gerenciais e administrativas, entre outros dados que dão base para decisões assertivas, mesmo estando longe. 

  • Equipamentos autônomos

Hoje em dia já há tratores, pulverizadores e máquinas de colheita que integram a IA e IoT em seu funcionamento, permitindo serem controlados de forma remota, sem precisar de operadores.

Sendo assim, apenas um funcionário consegue supervisionar várias máquinas simultaneamente, proporcionando mais produtividade nas operações, e menos esforço braçal aos trabalhadores do campo.

  • Proteção perimetral

A proteção perimetral das fazendas é um método de segurança necessário para prevenir a invasão de propriedades.

As avançadas tecnologias disponíveis atualmente contribuem para a criação de soluções eficazes e integradas com diversos sistemas e sensores de monitoramento e segurança, aplicando regras de alarmes mesmo em áreas amplas, evitando, por exemplo, roubos de insumos e fertilizantes.

  • Controle e detecção de fumaça

Os sistemas de prevenção e combate a incêndio agem para monitorar os ambientes por meio de detectores de fumaça, assegurando que haja um controle preciso de ameaças nos campos.

As soluções mais modernas podem estar integradas a sistemas de Hot Line e Alarmes de Evacuação, reduzindo riscos devastadores.

Como a implementação de tecnologias no agronegócio traz mais segurança e comodidade

A implementação dessas soluções tecnológicas no agronegócio viabilizam diversas vantagens ao empreendedor rural, como:

  • Alta produtividade e sustentabilidade;
  • Controle e visibilidade de todas as operações;
  • Prevenção de furtos e roubos;
  • Automatização de processos;
  • Custos menores com mão de obra.

A era digital já é uma realidade em expansão no setor agro. Portanto, os empreendedores que ainda não adotaram a tecnologia rural, precisam modernizar seus negócios para manterem-se ativos nesse mercado tão competitivo.

No entanto, é primordial que as soluções tecnológicas sejam cuidadosamente escolhidas, sempre optando por fornecedores de excelência.

Eleve o seu agronegócio com a Seal Telecom

A Seal Telecom, que faz parte do grupo Convergint, oferece soluções inteligentes de segurança e monitoramento para o segmento agro, contando com equipes altamente qualificadas para garantir a qualidade final dos projetos.

Confira a participação da Seal Telecom no Agrishow 2022 em parceria com a TIM, onde foi apresentado nossas principais soluções que envolvem segurança, monitoramento, drones e IoT:

Todos os nossos projetos são realizados por equipes próprias e altamente qualificadas, antecipando problemas e soluções, diminuindo o prazo de execução e garantindo qualidade final das soluções.

Saiba mais sobre o que oferecemos para o agronegócio entrando em contato com um de nossos especialistas.

Videomonitoramento

Leave a Reply

Close Menu