Skip to main content

A tecnologia tem estado presente em inúmeros segmentos, favorecendo empresas na automação de ambientes e no oferecimento de experiências inovadoras para seu público.

Quando pensamos em segmentos que podem usufruir da transformação digital, podemos imaginar recursos tecnológicos implantados em praticamente qualquer lugar – desde estádios e hospitais, até grandes aeroportos.

Inclusive, no Brasil, já há dois locais como esse totalmente modernizados com soluções que favorecem a segurança, o monitoramento e a experiência dos passageiros que transitam por ali. Estamos falando dos aeroportos operados pela Fraport nas cidades de Fortaleza e Porto Alegre, onde a Seal Telecom foi responsável por todo o projeto de implantação.

Como a Seal Telecom aprimorou os aeroportos Fraport

A Fraport Brasil é subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, uma das empresas líderes no mercado global de aeroportos, que possui mais de 90 anos de experiência em aviação, além de somar mais de 182 milhões de passageiros transportados ao redor do mundo.

Em um processo de licitação internacional, no qual o Governo Federal concedeu quatro aeroportos brasileiros à iniciativa privada, a empresa conquistou a concessão das pistas de Fortaleza e Porto Alegre pelos próximos 30 e 25 anos, respectivamente. 

A partir de então, a companhia vem tendo como objetivo realizar a automação de seus ambientes, os tornando mais modernos, eficientes e focados no cliente. Daí, surgiu a necessidade de transformar digitalmente esses dois locais.

Diante a demanda, a Seal foi responsável pelo cabeamento estruturado dos aeroportos, que fazem a conexão entre todas as tecnologias implementadas, como os serviços de dados, telefonia e o circuito de câmeras de monitoramento. 

Também foram implementadas diversas soluções para automação dos ambientes, controle de acesso e detecção de incêndio, além de um completo sistema de áudio e vídeo.

O projeto de automação de ambientes desenvolvido nos aeroportos

Considerando a dimensão dos ambientes, a Fraport tinha como necessidade monitorar tudo de um único lugar. Portanto, como mencionado, esse projeto contou com a implementação de diversas tecnologias, dentre elas:

  • Controle de acesso: os sistemas impedem que pessoas não autorizadas tenham acesso a ambientes, favorecendo a segurança das equipes e permitindo que os gestores possam ter um visão de quem transitou em cada local.
  • CFTV para videomonitoramento: foram mais de 420 câmeras instaladas em Fortaleza e mais de 480 em Porto Alegre que estão conectadas ao sistema de CFTV, permitindo um acompanhamento constante das movimentações e apoiando os profissionais de monitoramento em um gerenciamento eficiente que resulta em mais agilidade na execução de ações quando necessário.
  • Videowalls: ao todo, foram 12 monitores de videowall inseridos na sala de controle de voo e na sala de segurança, que facilitam a visualização de todos os cantos dos aeroportos, além de permitir um controle da chegada de aviões na pista.
  • Detecção e alarme de incêndio: por meio de cabos sensores, a detecção de incêndio é controlada, evitando consequências sérias tanto para os usuários quanto para a infraestrutura da construção.
  • Sistemas de áudio: o projeto contou com uma solução de alta-voz com amplificadores IP de alta qualidade, que resultam em uma comunicação clara com os passageiros. Esses amplificadores, ainda são integrados ao sistema de detecção de incêndio para facilitar o contato com as pessoas em caso de necessidade de evacuação.

Ainda, para garantir a continuidade das operações, essas aplicações são gerenciadas por Data Centers interligados por fibra óptica que possuem todos os requisitos de segurança e performance, garantindo a gestão e a execução de cada solução.

As tecnologias combinadas trouxeram como resultado um projeto completo que atendeu cada lacuna antes enfrentada pelas equipes dos aeroportos Fraport.

Isso porque, como cita Rodrigo Aranha, Coordenador de manutenção da companhia, todas as atividades relacionadas ao controle de recursos (iluminação, ar condicionado, etc) eram manuais. Ao todo, os ambientes contavam com quatro softwares que funcionavam de forma independente, trazendo como desafio a necessidade de encontrar uma plataforma mais completa que conseguisse abranger tudo em um único lugar.

O papel da Seal Telecom foi extremamente importante para alcançar esse patamar. Rodrigo afirma que, com as soluções implementadas, ele conseguiu ter o que precisava dentro do prazo e custo esperado, favorecendo tanto a sua própria equipe, como também os passageiros, já que o tempo de resposta a incidentes é mais rápido e ambos os aeroportos possuem um nível de segurança superior.

Levando a tecnologia a qualquer lugar: conte com a Seal Telecom para automatizar seus ambientes

A Seal Telecom Convergint é a maior integradora de soluções da América Latina, possuindo alta capacidade técnica para fornecer equipamentos e recursos ideais para que os aeroportos, empresas e outros estabelecimentos possam implementar a automação de ambientes, criando locais inteligentes e orientados ao negócio do cliente.

As equipes altamente qualificadas são capazes de aparar arestas e identificar gargalos com agilidade, diminuindo prazos de entrega e garantindo máxima qualidade nos projetos. Entre em contato com nossos especialistas e inove os ambientes da sua empresa para obter todos os benefícios de uma sala multimídia. 

Audio e video

Leave a Reply

Close Menu