Skip to main content

A tecnologia mudou a maneira como fazemos praticamente tudo, principalmente pela conectividade que nos permite experimentar novas soluções. No ambiente corporativo, esse fator se mostra ainda mais importante, permitindo ampliar e fortalecer todos os processos internos. Por isso, é essencial investir em equipamentos, redes e infraestruturas mais modernas para garantir a melhor experiência.

Entre os equipamentos que mais precisam de atenção e inovação, estão os de Áudio e Vídeo. Eles viabilizam, entre outras coisas, uma comunicação de excelência entre os profissionais, reuniões de qualidade e tomadas de decisão acuradas.

A tecnologia IP é uma grande aliada na conexão e comunicação desses equipamentos, tornando-se imprescindível para a rotina empresarial.

Conexão via IP: uma revolução para os equipamentos de Áudio e Vídeo

Diferente dos sistemas de Áudio e Vídeo analógicos, que exigem cabeamento e conversores para enviar os sinais entre os equipamentos, a tecnologia IP faz esse trabalho pela rede local da empresa, sem perder a alta resolução. 

Ou seja, a conexão entre os equipamentos é sem fio, simplificada e elimina um problema comum das redes analógicas: a limitação de entradas e saídas para equipamentos audiovisuais, expandindo essa capacidade para tudo que estiver dentro de onde a rede pode alcançar.

5 vantagens ao integrar a conexão via IP em equipamentos de Áudio e Vídeo

Para o uso corporativo, as vantagens da tecnologia de Áudio e Vídeo sobre IP são diversas e incluem:

  1. Escalabilidade

Provavelmente o maior benefício da tecnologia IP para equipamentos de Áudio e Vídeo seja sua escalabilidade – ou seja, sua capacidade de ampliar, modernizar ou reduzir o parque tecnológico facilmente. Isso se faz possível pelas entradas e saídas ilimitadas, permitindo, por exemplo, expandir o sistema de forma rápida e sem grandes investimentos. 

  1. Gerenciamento completo dos equipamentos

O controle dos arquivos de Áudio e Vídeo também são simplificados, graças às diversas possibilidades de gerenciamento, roteamento e supervisão. Isso se dá pela infraestrutura descentralizada, que, entre outras coisas, permite um controle remoto – via smartphones, tablets ou pela web – e não exige que a transmissão seja feita por apenas um ponto específico.

  1. Expansão dos recursos

Graças à tecnologia IP, é possível fazer a integração com outras plataformas que utilizam o mesmo tipo de conexão, multiplicar os benefícios do sistema e alcançar muitas melhorias. Assim, abrem-se possibilidades para o trabalho em conjunto com sistemas de automação, por exemplo, e com outros computadores – que tem como padrão a linguagem IP – conectando diversas máquinas com apenas um cabo.

  1. Diminuição de gastos

Por conta da complexidade das instalações necessárias, um sistema de Áudio e Vídeo tradicional acaba trazendo consigo muitos custos, principalmente em infraestrutura, cabeamento e mão de obra. Isso sem falar nas manutenções, que são maiores pelo uso de tantos equipamentos e acessórios juntos. No caso da tecnologia IP, o uso da rede local e o sistema moderno e digitalizado são sinônimos de muita economia.

  1. Agilidade na comunicação e nas operações

Com um sistema descentralizado e com maior possibilidade de recursos, as operações internas da empresa ganham em agilidade, modernidade e produtividade. As conexões são mais simples e o tempo anteriormente investido na melhoria dos sistemas de Áudio e Vídeo é aproveitado para sanar as demandas da rotina. Isso tudo sem perder a qualidade dos dados e possibilitando comandos em lousas interativas e projetores, por exemplo.

Por que o Áudio e Vídeo sobre IP já é uma realidade?

Com o Áudio e Vídeo sobre IP, o universo de conexão de um sistema é ampliado, facilitando seu uso no ambiente corporativo e garantindo mais qualidade e agilidade nas operações.

Como explica Rodolfo Pereira, Project Designer da Seal Telecom, essa tecnologia já é uma realidade aplicada em diversos segmentos – escolas, universidades, escritórios, hospitais e grandes indústrias –, graças aos benefícios que oferece em facilidade de conexão e baixo nível de latência – ou seja, uma solução completa para equipamentos de Áudio e Vídeo.

A grande vantagem é a possibilidade de transmissão não apenas de sinais de audiovisual, mas também dos comandos, permitindo usar lousas interativas com touchscreen, por exemplo, e facilitando até a comunicação de maneira remota.

Conte com a Seal Telecom para potencializar o uso de equipamentos de Áudio e Vídeo no seu negócio

A tecnologia de Áudio e Vídeo sobre IP traz diversos benefícios em sua integração, como a escalabilidade, melhor gerenciamento dos equipamentos, expansão de recursos, diminuição de gastos e agilidade nas comunicações e operações. Tudo isso fortalece os processos internos e viabiliza contatos de excelência, mesmo em situação remota.
A Seal Telecom é uma das maiores integradoras de soluções audiovisuais da América Latina e a parceira ideal para implementar a tecnologia IP no seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas e desenvolva um projeto criado especialmente para suprir suas necessidades de Áudio e Vídeo, te levando a alcançar seus objetivos.

Audio e video
Close Menu