Skip to main content

O desenvolvimento e oferta de soluções touchless para controle e liberação de acesso em diversos ambientes já era uma tendência no mercado de soluções de segurança. 

Após o início da pandemia, a preocupação com a saúde veio se somar à segurança patrimonial ampliando ainda mais a utilização das soluções sem contato para o controle de acesso de espaços residenciais (condomínios), comerciais (edifícios inteligentes), indústrias e até mesmo em escolas, clínicas e hospitais.

Nesta nova realidade com a obrigatoriedade do distanciamento social e o mínimo contato possível com superfícies externas, o celular se apresenta como uma importante ferramenta de acesso sem riscos, em uma nova dinâmica entre os espaços e a tecnologia.

Se antes o controle de acesso a estes espaços era realizado por tags, cartões físicos e digitais em terminais de acesso físicos e públicos como os leitores alocados nas portarias, o avanço da tecnologia permitiu oferecer uma resposta mais segura nestes tempos de Covid-19 com o acesso sendo realizado inteiramente através de um Smartphone, em uma solução 100% touchless.

O Smartphone que já vinha concentrando inúmeras informações sobre seus proprietários como documentos, contas pessoais e corporativas além de liberação por biometria e reconhecimento facial; reúne todas as características necessárias para atuar como o instrumento ideal para o controle e liberação de acesso à condomínios, empresas, indústrias e demais áreas comuns com maior fluxo de pessoas.

Como funciona o controle de acesso via Smartphone?

O controle de acesso via Smartphone pode ser utilizado de alguma formas, a depender da aplicação e necessidade do usuário. As possibilidades são:

QR Code

Muito utilizado atualmente para a validação digital de transações bancárias como transferências e pagamentos por Pix, a leitura do símbolo QR Code pela câmera do smartphone permite o reconhecimento instantâneo. 

Neste sistema, os condôminos ou funcionários de uma empresa aproximam seu smartphone com o QR Code do leitor na portaria. O dispositivo identifica e libera instantaneamente o acesso. Tudo com máxima segurança pois a chave digital do QR Code é constantemente modificada. Tudo rápido e, o melhor, touchless. 

Acesso por aproximação wireless

Semelhante aos pagamentos por aproximação, o smartphone também pode ser utilizado para a liberação de acesso de ambientes pela aproximação do celular à catraca, que após fazer a leitura e o reconhecimento através de aplicativo instalado, libera o acesso. Outra vantagem é a possibilidade de usar esta tecnologia para o controle de acesso a áreas restritas dentro das empresas.

Liberação temporária por aplicativo

Esta solução touchless de acesso é eficiente para a liberação de visitantes que poderão ingressar apenas durante um período de tempo pré-estipulado.

A tecnologia permite que moradores enviem convites virtuais para visitantes. Para isso, basta o morador clicar em convites no aplicativo e definir data e horário da visita, selecionando o número de telefone da pessoa que irá visitá-lo e enviar o convite por SMS ou WhatsApp.

Chegando ao condomínio dentro do horário estipulado, o visitante aproxima seu smartphone ao identificar do local e com o QR Code o seu acesso é liberado. Um controle que permite ainda mais personalização e monitoramento.

Controle de acesso com nuvem

Um condomínio, seja residencial ou empresarial, pode contar com um sistema de controle de acesso Wi-Fi integrado com portal em nuvem, aplicativo e vídeo. Este sistema integrado permite não só o controle de acesso através da identificação, como também o registro de todos os acessos realizados pelos usuários como moradores, visitantes, prestadores de serviços e funcionários.

Além dos dados, ficam registrados e armazenados na nuvem as imagens e vídeos do acesso de pessoas e veículos facilitando o controle e consultas futuras com a centralização das informações.

Além da segurança do acesso touchless, esta tecnologia de controle de acesso, proporciona redução de custos com funcionários e danos ao patrimônio. Isso sem falar na proteção adicional contra o Covid-19.

Acesso com biometria

Este sistema, que já se caracterizava por ser uma solução touchless, acrescentou ainda mais funções ao poder realizar o reconhecimento facial de pessoas com máscara de proteção e também em grupos maiores de pessoas com acesso simultâneo.

Outra vantagem é o acesso ser realizado por reconhecimento facial, evitando o risco de contaminações que a leitura das digitais poderia apresentar.

Controle de acesso via smartphone: como a Seal Telecom pode ajudar?

Sem dúvida, as soluções touchless de controle de acesso, especialmente com a facilidade de utilização e ao uso cada vez mais universal de smartphones tendem não só a crescer como também se tornarem padrão no mercado por oferecerem segurança, integração, controle, versatilidade de utilização e praticidade para seus usuários. 

Uma tendência consolidada que a sua empresa ou condomínio não podem deixar de aproveitar. Mas para extrair a máxima eficiência dessa tecnologia, é necessário contar com uma equipe de profissionais capacitados para desenvolver a solução de acordo com as necessidades de cada local.

A Seal Telecom oferece projetos elaborados por equipes próprias e altamente qualificadas, antecipando problemas e soluções, diminuindo o prazo de execução e garantindo qualidade final das soluções.

Quer saber mais? Entre em contato com os nossos especialistas e conheça as soluções para controle de acesso sem toque e outras tecnologias.

Videomonitoramento

Leave a Reply

Close Menu