Skip to main content

Os ruídos e conversas que acontecem normalmente no dia a dia das empresas podem ser uma grande fonte de distração, especialmente com a tendência de escritórios cada vez mais abertos e praticamente sem paredes.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada recentemente sobre como o som e a acústica afetam os funcionários em ambientes de negócios apontou que o ruído interfere negativamente na maioria (69%) dos níveis de concentração, produtividade e criatividade dos funcionários.

Nesse cenário, há uma tecnologia que tem exatamente a função de mascarar esses barulhos irritantes: o sound masking, ou no português, o mascaramento de som, no qual um som discreto é adicionado ao ambiente, fazendo-o parecer mais silencioso. 

Como o sound masking funciona

O sound masking nada mais é que um som ambiente de fundo, semelhante ao som de fluxo de ar, que, ao ser adicionado a um espaço, dá a este a impressão de estar mais silencioso e calmo. Isso porque, o mascaramento de som reduz a clareza da fala humana, fazendo com que as conversas não sejam compreendidas e, consequentemente, passem despercebidas.

É importante destacar que a tecnologia não elimina o som da fala, mas reduz a distância em que as conversas podem ser ouvidas. 

Assista o vídeo e entenda mais:

Qual a diferença entre o sound masking e o ruído branco

Apesar de ambos serem sinais aleatórios de frequências diferentes, o sound masking é especificamente moldado para corresponder as frequências da fala humana, com o objetivo de soar confortável ao ouvido. 

Diferentemente do ruído branco, que além de não ter sido concebido para este fim, por representar todo o espectro de frequências, pode até encobrir os sons da fala humana, mas de forma ineficiente e até mesmo desagradável. 

Quais os benefícios de um sistema de sound masking

As empresas que adotam o sound masking em seus ambientes obtém diversos benefícios, como:

Redução da distração: as conversas a mais de 5 metros de distância não serão compreendidas, facilitando a concentração dos colaboradores;

Privacidade das conversas: os colaboradores podem falar mais livremente sabendo que as suas conversas não serão ouvidas por pessoas do outro lado da sala ou em escritórios privados adjacentes;

Melhora da acústica do ambiente de trabalho: a tecnologia ajuda a criar um ambiente acústico equilibrado e confortável que não é demasiado silencioso, nem muito barulhento, tornando-o mais saudável.  

Produtividade: Sem ruídos e conversas aleatórias no ambiente, os colaboradores conseguem se concentrar em suas tarefas sem distrações, resultando em maior produtividade.

Onde a solução pode ser aplicada

Tendo em vista que o sound masking proporciona um ambiente mais confortável e agradável para as pessoas presentes, além de mais privacidade na fala, a solução pode ser aplicada em qualquer local que priorize essas características, como exemplo:

Escritórios abertos: os escritórios mais abertos, quase sem paredes, tornaram-se tendência. São ambientes que podem ser silenciosos, mas também muito barulhentos, onde conversas de pessoas que estão do outro lado da sala podem atrapalhar o foco dos colaboradores. Sendo assim, o sound masking entra como uma solução eficaz.

Escritórios privados: os escritórios tradicionais podem até parecer mais privativos, no entanto, nem sempre as paredes anulam o som das outras salas, pois muitas delas são finas ou não chegam até o teto, vazando então o barulho. Nesse caso, o sound masking pode ser aplicado nesses cômodos ou então nos corredores.

Espaços públicos: o sound masking é ideal para áreas de recepção, salas de espera, bancos, farmácias e diversos estabelecimentos comerciais, oferecendo um ambiente mais harmonioso e agradável para os clientes/pacientes, e também mantendo a confidencialidade das conversas.

Conforme observado, o sound masking abafa efetivamente os ruídos que afetam o foco dos colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo.

Entretanto, é de suma importância que a implementação seja realizada de forma adequada e adaptada ao tipo de arquitetura do ambiente, sendo fundamental contar com um parceiro experiente e que atue com equipamentos de ponta.

A Seal Telecom, do Grupo Convergint, conta com soluções de áudio desenvolvidas especialmente para atender as necessidades de cada cliente, atuando com equipes especializadas para entregar maior produtividade de forma qualitativa ao seu negócio e conforto aos usuários.Para maiores informações, fale com nossos consultores.

audio-e-video

Leave a Reply

Close Menu