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Monitoramento de equipes em campo: como a tecnologia tem sido uma facilitadora nesse cenário - Convergint Brasil Skip to main content

Empresas que trabalham com prestação de serviços, como nas áreas de segurança, limpeza, manutenção e recepção, e precisam fazer o monitoramento de equipes em campo, enfrentam uma série de desafios. Um deles é relacionado ao gerenciamento do desempenho, dos processos e dos resultados das soluções entregues aos clientes. 

Muitas organizações, nessa era de transformação digital, ainda fazem seus relatórios em papel, o que reduz a agilidade, eficiência e organização dos dados. Inclusive, perdas e extravios são frequentes com o método. Isso sem contar que a experiência do cliente é prejudicada, já que o mesmo deixa de obter respostas rápidas e feedbacks sobre os serviços realizados.

A boa notícia é que existem tecnologias disponíveis para suprir a necessidade de supervisionar os times e todas as informações críticas necessárias. Há uma gama de soluções inovadoras para driblar as dificuldades enfrentadas. E é sobre isso que vamos falar neste conteúdo.

Monitoramento de equipes em campo: o papel da tecnologia nesse cenário

Existem diversos negócios que possuem a maioria dos seus colaboradores em campo. Nesse caso, de forma manual, quantas pessoas são necessárias para supervisionar o desempenho dos times, bem como a execução dos serviços e resolução de problemas? 

É nesse cenário que a tecnologia tem um papel cada vez mais importante. Ela é capaz de fornecer informações digitalizadas, detalhadas e em tempo real, de acordo com a demanda de cada negócio. É possível, por exemplo, setorizar vários tipos de evento por níveis de criticidade, por meio de alertas e notificações de aplicações e plataformas. Na prática, alguns setores que podem se beneficiar são:

Bombeiros

Dentro das atividades realizadas, esses profissionais precisam fazer rotinas periódicas para verificar a validade de hidrantes, a funcionalidade de mangueiras e diversos outros processos. 

Com o auxílio dos recursos tecnológicos, as tarefas se tornam mais eficientes. O controle da ronda, por exemplo, pode se utilizar de soluções como o QR Code, que traz uma lista com todas as atividades a serem realizadas e se há ou não inconformidade.

Esse dado é digitalizado de forma imediata, indo para um centro de monitoramento, que faz a tratativa.

Empresas de segurança

Negócios que disponibilizam seguranças armados podem se valer de várias tecnologias para o monitoramento de equipes e otimização de processos. 

No dia a dia, é possível saber, por exemplo, quais colaboradores estão mais próximos da região de cada cliente, para que, em uma eventualidade, o deslocamento seja rápido. 

Além disso, com um toque no celular, os seguranças podem enviar alertas para notificar problemas como tentativas de roubo, os quais levam a uma intervenção policial mais ágil.

Facilities

Organizações que atuam na terceirização de serviços, como manutenção, limpeza, segurança, jardinagem e recepção podem se valer das soluções tecnológicas para fazer, em tempo real, o monitoramento das equipes em campo, tendo conhecimento sobre o desempenho e resultados de cada atividade. 

Por mais complexo que isso possa parecer num primeiro momento, não são necessários grandes centros de controle, já que uma simples aplicação e/ou plataforma web com servidores na nuvem, permitem que os supervisores, gerentes e demais interessados acessem os dados de qualquer lugar.

Por que a tecnologia é a melhor opção para monitoramento de equipes

Além de alguns diferenciais citados, um dos principais ganhos de contar com recursos tecnológicos é a possibilidade de as empresas conseguirem evitar que colaboradores burlem processos, deixando de realizar as atividades necessárias.  

Isso porque a tecnologia, ao contrário do papel, não permite tal ação, já que o colaborador precisa fazer check-in e check-out nos clientes. 

Esse controle se faz possível através de um recurso de geolocalização, uma função que atua exibindo a localização em tempo real, identificando as coordenadas geográficas de um dispositivo e transformando esses dados em conhecimento, como traçados, pontos e endereços no mapa. Ou seja, se o colaborador está com o aparelho em campo, as equipes de gestão saberão onde o profissional está a cada momento.

Além disso, a cada QR Code que é escaneado, há a ativação de um checklist de atividades, e as aplicações armazenam todos os dados, transferindo as informações do celular do colaborador para a central de monitoramento.

Monitore suas equipes com as tecnologias oferecidas pela Seal Telecom

Envio de relatórios, treinamento, deslocamento em tempo real, sempre foram um desafio, porque em muitas situações a figura de um supervisor de campo era necessária. Hoje, com as tecnologias disponíveis, esses desafios se tornaram coisa do passado!

A Seal Telecom é considerada a maior integradora de soluções do Brasil e da América Latina, com alta capacidade técnica e de resolução de problemas. Contamos com equipes próprias que atuam para diminuir prazos de entrega e garantir a máxima qualidade nos projetos. Estamos preparados para ajudar empresas de todos os setores a realizarem o monitoramento de equipes com mais eficiência, segurança e qualidade. Fale com um especialista e solicite mais informações.

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