Skip to main content

As redes sociais transformaram as nossas interações, seja uns com os outros ou entre consumidores e marcas. Não é à toa que novas ferramentas se tornaram essenciais para as estratégias de marketing de qualquer tipo de empresa.

Uma pesquisa realizada pela Wyzowl (The State of Video Marketing 2023) revelou que 91% dos consumidores querem ver mais conteúdos em vídeo das marcas na internet. Diante disso, cada vez mais organizações têm buscado fazer do conteúdo audiovisual uma estratégia para falar de seus produtos e serviços.

Buscar um estúdio corporativo profissional é o primeiro passo para entrar nesse novo mundo, e hoje, já é possível criar um ambiente completo para gravação dentro das próprias empresas, apenas com atenção a alguns detalhes importantes.

4 pontos de atenção para construir um estúdio corporativo de sucesso

Construir um estúdio dentro de uma empresa é uma grande oportunidade para investir ainda mais nas estratégias de áudio e vídeo, mas é preciso planejamento para que esse esforço seja bem-sucedido e gere os resultados esperados.

Alguns pontos precisam ser priorizados nesse planejamento, como:

1. Local

É possível determinar um espaço específico para as gravações ou adaptar uma sala de reuniões, por exemplo. A ideia é que seja um ambiente que não sofra com barulhos externos ou interrupções e que seja livre de distrações.

2. Cenário

É preciso pensar em um cenário para as produções da empresa. Ele pode ser montado de acordo com o que se espera da estratégia de marketing e pode incluir estantes, uma mesa, poltronas, plantas. O importante é manter a simplicidade e evitar o excesso de informação. Panos de fundo, como o chroma key, também são opções.

3. Acústica

Vídeos com sons vazando perdem em muito a sua qualidade. Por isso, além de contar com um espaço sem janelas ou outros equipamentos que possam fazer ruídos, também é importante evitar a proximidade de ambientes de muita movimentação e pensar em investir no isolamento acústico.

4. Iluminação

A iluminação para um estúdio costuma ser artificial, o que evita mudanças e ajustes ao longo do dia. Nesse sentido, há dois pontos-chaves: as paredes devem ter cor fosca para evitar reflexos e a luz deve ser pensada para evitar sombras.

Exemplo de Estúdio Corporativo

Os equipamentos necessários para a construção do seu estúdio corporativo

Depois de garantir que o estúdio seja montado considerando esses quatro fatores principais, chega a hora de pensar nos equipamentos, ou seja, nos recursos de áudio e vídeo que farão a captação do conteúdo com qualidade.

Alguns dos equipamentos mais comuns são:

  • Câmeras e tripés: para captação de vídeo, pelo menos uma câmera é essencial em um estúdio corporativo. No entanto, duas câmeras criarão um efeito mais dinâmico. Aqui, vale considerar equipamentos HD e 4K, além de boas lentes. Os tripés também precisam fazer parte dos planos, já que são os responsáveis pela estabilidade nas gravações.
  • Microfones e mixers de som: apesar de a maioria das câmeras fazer também captação de áudio, é preciso investir em microfones para garantir a alta qualidade. Eles devem ser posicionados o mais próximo possível do locutor e utilizados de maneira individual. Os mixers de som garantem que tudo esteja padronizado e no mais alto nível de qualidade, considerando volume e timbre, por exemplo.
  • Equipamentos de iluminação: de maneira geral, utilizam-se três tipos de luzes posicionadas de maneiras diferentes em uma captação de vídeo: luz principal, luz de preenchimento e contra-luz. Para garantir o melhor efeito, vale a pena contar com bloqueadores de luz natural, caso haja janelas no espaço.
  • Panos de fundo: para compor o cenário de fundo, há opções diversas, que costumam usar cores sólidas, criando uma impressão de infinitude. Esses fundos costumam ser de tecido e exigem um espaço maior para funcionarem bem.
  • Videowalls ou TVs: outra opção de fundo é usar as videowalls – grandes monitores de LED ou TVs que podem exibir diversos tipos de imagem durante a gravação, simulando, inclusive, cores sólidas. Elas são ótimas alternativas para transmitir informações importantes.
  • Teleprompter: uma gravação profissional conta com um texto que traz todas as informações essenciais para o público. O teleprompter garante que nenhuma dessas informações se perca. Ele disponibiliza o texto na velocidade determinada para uma boa leitura e garante que o locutor esteja sempre olhando para a câmera. Alguns modelos são utilizados em conjunto com smartphones ou tablets.
  • Switchers: todos os equipamentos de captação de áudio e de vídeo são centralizados no switcher, que combina e seleciona o que será transmitido, permitindo adicionar efeitos visuais.
  • Mesas de corte: esses equipamentos adicionam mais uma possibilidade ao estúdio de gravação corporativo – a possibilidade de transmissões ao vivo, uma grande estratégia de marketing, principalmente pelo crescimento do live commerce.
  • Chroma key: o chroma key nada mais é do que uma tela azul ou verde que compõe o cenário da gravação e permite simular fundos, garantindo mais qualidade e o resultado desejado sem grandes deslocamentos.
  • Trilhos de iluminação: nas estratégias de iluminação, o trilho permite dar destaque no que se deseja, seja um locutor ou um objeto. Eles podem contar com lâmpadas frias ou quentes e simular diversas cores para compor o cenário da gravação.

Os benefícios de investir na construção de um estúdio interno são diversos, envolvendo, inclusive, um maior retorno do investimento. No entanto, para garantir produções de qualidade e os resultados desejados, é essencial contar com a ajuda de especialistas. Uma assessoria profissional permitirá não só desenvolver a estratégia certa, mas investir nos equipamentos que trarão melhor custo-benefício.

Conte com a Seal Telecom para levar à sua empresa tudo que é necessário na construção de estúdios corporativos

Construir um estúdio corporativo para captação de áudio e vídeo pode ser a melhor opção para empresas que querem investir em estratégias de audiovisual, mas é preciso contar com ajuda profissional para ter a melhor experiência.
A Seal Telecom está a mais de 20 anos no mercado, oferecendo soluções inovadoras em recursos de áudio e vídeo com altos padrões de qualidade. Se você está pensando em montar um estúdio próprio para sua empresa, converse com nossos especialistas e aproveite planos completos, envolvendo desde consultoria especializada até a implementação do projeto final.

Audio e video
Close Menu