Skip to main content

Por armazenar dados essenciais, os data centers precisam ter instalações seguras, tanto física quanto digitalmente, afinal, qualquer tipo de problema pode causar grandes prejuízos para uma organização. 

Quando falamos dessas estruturas, é ideal que os negócios estejam antes aos backups, redundância, estabilidade e possíveis brechas de acesso, de modo a evitar que os dados se percam em casos de incidentes.

Em outras palavras, além de uma boa estrutura de funcionamento, um data center precisa de investimentos contra ciberataques, acidentes estruturais (como incêndios, por exemplo) e controle de acessos.

Continue acompanhando o conteúdo para entender mais sobre o assunto.

Importância da segurança física dos Data Centers

Invasões digitais, como as realizadas por hackers, costumam ser os principais medos das empresas quando se fala em segurança de dados, até porque a cada dia novos tipos de acessos não autorizados surgem, colocando em risco informações sensíveis e funções rotineiras essenciais. 

No entanto, não é só a proteção digital que um data center precisa ter. Algumas ameaças físicas que podem atingir a infraestrutura corporativa são:

  • Acesso não autorizado: além de más intenções, acessos físicos não autorizados ao Data Center podem gerar acidentes e problemas com pessoas que não sabem manejar os dispositivos.
  • Desastres naturais: tempestades, raios, alagamentos – tudo isso pode causar danos aos aparelhos e, consequentemente, às informações e aplicativos que armazenam.
  • Sabotagem: roubo ou danificação de equipamentos também podem acontecer.
  • Superaquecimento do ambiente: a temperatura do ambiente impacta muito os dispositivos de um Data Center, podendo gerar desligamentos ou, até mesmo, curtos-circuitos e incêndios.

4 pontos de atenção para garantir a segurança dos Data Centers

Investir na segurança física do data center e de outras áreas de TI faz toda a diferença para manter tudo funcionando conforme o esperado na organização e evitar problemas digitais, com a certeza de que os dados, sistemas e aplicativos estarão sempre seguros.

Mas para evitar todas essas questões que podem afetar o espaço físico, também é necessário ter atenção com algumas boas práticas, como:

1. Controle de acesso

Por armazenar informações sensíveis, o Data Center é um ambiente para profissionais especializados. Por isso, é essencial que as empresas contem com um controle de acesso do perímetro – e ele pode ter diversos níveis, envolvendo tanto a identificação de pessoal quanto a detecção de intrusos. Assim, é possível garantir que apenas os colaboradores autorizados acessem o ambiente e os dispositivos instalados nele.

2. Controles de ambiente

Altas temperaturas podem afetar o processamento de dados e levar a outros problemas, por isso é preciso controlar o ambiente onde o Data Center foi instalado, detectando não só mudanças de temperatura, mas também umidade e fumaça. Dessa forma, evita-se superaquecimentos, curtos-circuitos e, até mesmo, incêndios.

Nesse sentido, também é importante contar com uma estratégia de monitoramento climático, prevendo tempestades e outras questões que podem trazer riscos.

3. Sistema de videomonitoramento

O videomonitoramento traz informações importantes sobre quem acessou o ambiente e seus dispositivos, e quando aconteceram esses acessos. Isso permite evitar invasões ou entradas não autorizadas, assim como identificar os profissionais responsáveis por qualquer questão que saia do planejado.

Esse tipo de monitoramento envolve câmeras, softwares e outros dispositivos e estruturas que ajudam a manter a segurança.

4. Estar de acordo com padrões de compliance

Por fim, é essencial que a empresa esteja adequada às leis, regulamentações e padrões nacionais e internacionais do setor em que atua, evitando autuações e garantindo processos que funcionam exatamente como deveriam. Essa também deve ser uma preocupação relacionada ao armazenamento de dados, já que garante a integridade e a confidencialidade das informações.

Por isso, nos esforços para segurança física da infraestrutura de dados, essas normas e procedimentos devem ser prioridade.

Perímetro seguro e dados sempre protegidos: como colocar tudo isso em prática?

Apesar de tratar de questões digitais de uma organização, o Data Center precisa de proteção em sua estrutura física. Evitar acessos não autorizados de hackers e invasores digitais é tão importante quanto monitorar os acessos físicos e ter o controle do ambiente, evitando problemas com desastres naturais e superaquecimento de dispositivos, por exemplo.

Por armazenar dados importantes para a rotina e o funcionamento da empresa, além de informações sensíveis e, na maioria das vezes, confidenciais, esses ambientes devem ter a alta segurança como preocupação principal, seguindo as boas práticas para evitar problemas e dores de cabeça.

Parceiros especializados fazem parte dessas estratégias, ajudando a desenvolver soluções de segurança personalizadas e criadas especialmente para se adequar à realidade e às necessidades de cada organização.

Na Seal Telecom, contamos com soluções modernas para proteção de Data Centers, garantindo a continuidade e segurança das operações, para evitar acessos não autorizados, influências climáticas e do ambiente.
Entre em contato com nossos especialistas e descubra tudo que podemos fazer por você e pela segurança da estrutura da sua empresa.

seguranca
Close Menu